A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado, 31, a Operação Wanda, visando desarticular grupo criminoso especializado em crime de estelionato no Estado do Tocantins com indícios de ramificações em outros estados.
Aproximadamente dez policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Criminal SJ/TO na cidade de Palmas/TO.
A investigação teve início quando a Polícia Federal foi acionada pela área de segurança da Caixa Econômica Federal delatando possível fraude em uma de suas agências na capital. Levantamentos prévios confirmaram a suspeita da atuação criminosa e suas possíveis ramificações.
Equipe da Polícia Federal realizou campana no local em que o crime se materializaria e prendeu em flagrante os envolvidos, dentre eles uma senhora de 78 anos, no momento da solicitação de resgate de precatório no valor aproximado de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em nome de uma terceira pessoa de nome Wanda, residente de outro Estado, que de fato deveria receber o dinheiro do precatório liberado judicialmente, mas que até aquele momento não tinha tomado conhecimento da decisão judicial liberando o saque do valor.
Em decorrência do flagrante realizado no dia 28 de março e da análise dos documentos e depoimentos prestados, a Polícia Federal realizou a 2ª fase da investigação com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na residência e empresa de um dos investigados integrantes da organização criminosa.
A operação foi batizada com o nome usado pela quadrilha para abrir a conta na Caixa Econômica Federal na tentativa de consumar o recebimento indevido do precatório.