Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Porto Nacional vai receber nesta sexta-feira, 6, o espetáculo teatral mais assistido dos últimos tempos no Brasil. Além da Vida, da obra do médio Chico Xavier, é sucesso de público por onde passa, o espetáculo já foi visto por mais de 6 milhões de expectadores.

As apresentações no Tocantins acontecerão através das parcerias com a Prefeitura de Palmas através da Fundação Cultural, da Prefeitura de Porto Nacional por meio das Secretarias de Cultura e de Comunicação, com a disponibilidade dos locais para as apresentações, do Grupo Jorima, do Jornal do Tocantins, da Public, das Lojas Claro e da Federação Espírita do Estado do Tocantins, com a produção local da Fervedouro Produções, por meio do projeto Palmas Palco Brasil,

Em 1980, Chico Xavier e Divaldo Franco, sentiram a necessidade de colocar no palco de teatro, um espetáculo que falasse de vida após a morte, com seriedade e competência. Tinham em comum um amigo que trabalhava no meio artístico, mas não era apenas um profissional, tratava-se de um dos maiores diretores da maior rede de televisão brasileira: Augusto César Vannucci.

Vannucci foi diretor de novelas e programas da TV Globo. Como era conhecido no meio, tomou frente nessa empreitada. Felipe Carone, Lúcio Mauro foram convocados e estrearam no Teatro Vannuccino Shopping da Gávea, no dia 19 de janeiro de 1980.

Mesmo antes da estreia o grupo ficara receoso porque seria a primeira peça que abordaria um tema tão polêmico, mas Chico Xavier sabia o que aconteceria: sucesso absoluto

O espetáculo Além da Vidafoi remontado em 2010 para comemorar o aniversário de Chico Xavier, completando em 2018, 38 anos de encenação. E é claro que além do texto apuradíssimo de Augusto César Vannucci, houve uma modernização cênica.

Além da Vida – Por Artur da Távola

“O Brasil é um país onde o misticismo é capaz e alimentar discussões intermináveis, movimentar massas e até transformar uma peça teatral num verdadeiro fenômeno. É o caso do espetáculo Além da Vidaque abordando temas como reencarnação atraiu um público até então inimaginável: mais de 6 milhões de pessoas.

Além da Vidaé uma montagem sincera que mobiliza e leva a reflexão. As situações apresentadas tratam de temas como aborto, tóxico, suicídio, homossexualismo, entre outro.

O espetáculo é um fenômeno que transcende ao fato teatral. Não é uma pregação, longe disto, ele mostra que há outras dimensões e que é necessário pensar muito a partir do momento em que o livre arbítrio existe em todos os níveis de consciência”.

Ficha Técnica

Direção: Cristiane Natale

Iluminação: Bruno Henrique

Figurinos: Valentina Oliveira

Fotografia: Victória Natale

Elenco

Cristiane Natale, Ellen Bueno, Marcelo Gomes e Thais Seixas.