Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Os estudantes do ensino médio que desenvolvem trabalhos criativos e sobre a diversidade brasileira poderão participar da XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista, cujas inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de julho.

O prêmio abrangerá as categorias mestre e doutor, estudante do ensino superior e do ensino médio. Nesta última categoria, podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio, profissional e tecnológico. Uma das exigências é que os estudantes tenham menos de 25 anos.

O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no País e investir em jovens pesquisadores, que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Neste ano, os estudantes podem escolher uma das temáticas como: comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas; empreendedorismo e soluções locais para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar; práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza; tecnologias digitais para a conservação da natureza e tecnologias digitais para a transformação social.

O Prêmio Jovem Cientista concederá aos estudantes do ensino médio uma bolsa de Iniciação Científica Júnior por 12 meses, no valor de R$ 100,00 ou uma Bolsa de Iniciação Científica, com vigência de 12 meses no valor de R$ 400,00. Nas demais categorias, haverá premiação em dinheiro para a realização das pesquisas.

A recomendação é que os estudantes do ensino médio desenvolvam um trabalho sucinto, com introdução, desenvolvimento e conclusão. A Comissão Organizadora do Prêmio disponibilizou seis webaulas que abordam as temáticas para as pesquisas.

Dentre os estados, a Secretaria de Educação que apresentar o maior número de inscrições proporcionalmente ao total de alunos matriculados em 2018, receberá certificado de reconhecimento. A divulgação dos selecionados será realizada em outubro de 2018.

Inscrições 

As inscrições e apresentações do projeto poderão ser feitas no portal www.jovemcientista.cnpq.br, ou enviadas pelo Correios, para a Fundação Roberto Marinho, Rua Santa Alexandrina, 336, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20261-232, dúvidas podem ser enviadas para o e-mail jovemcientista@frm.org.br.