Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo/Seagro

Foto: Arquivo/Seagro

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com instituições parceiras realizam, nesta quinta-feira, 12, um dia de campo sobre “Culturas Oleaginosas com Potencial para Produção de Biodiesel”. O evento destinado a produtores, técnicos e alunos de escolas agrícolas ocorre, na Unidade Demonstrativa no Projeto de Assentamento Bom Jesus, km 296 da BR-010, Chácara Nossa Senhora Aparecida, município de Santa Rosa do Tocantins, região Sudeste do Estado.

A programação ocorrerá com palestra e apresentação do processo de cultivo em três estações. A palestra inicial, às 9h, é sobre o “Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel”. Em seguida inicia as atividades nas estações sobre as oleaginosas, algodão, amendoim, gergelim, soja e macaúba.

Segundo o engenheiro agrícola da Seagro, Wagner Palhares, o evento tem como objetivo mostrar as possibilidades de produção destas oleaginosas, principalmente para os pequenos e médios produtores. “É mais uma alternativa de geração de renda para os agricultores familiares”, afirmou.

Sistema produtivo

O plantio das oleaginosas na Unidade Demonstra é cultivado no sistema consorciado, sendo a macaúba, alternada com as demais culturas, gergelim, algodão, soja e amendoim e ou cultivo solteiro tanto para a macaúba quanto para as demais oleaginosas.

O projeto é resultado de um convênio nº 776968/2012 entre a Seagro e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead).

São parceiros no evento, a Sead, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Unitins Agro, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins.