Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ao todo, 12 alunos participam da capacitação Ao todo, 12 alunos participam da capacitação

O curso Trabalhador na Doma Racional de Equinos e Muares (Rédea) foi realizado essa semana no município de Almas, na Chácara Trindade. Ao todo, 12 alunos participam da capacitação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição coordenado pelo presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, em parceria com o Sindicato Rural de Almas. A carga horária é de 40 horas, distribuída em oito horas diárias por cinco dias, entre aulas teóricas e práticas.  

Segundo o aluno Fábio Barbosa Farias, que participou do treinamento, a realização desse curso veio proporcionar mais profissionalismo às pessoas que trabalham nesse ramo e também ter mais conforto aos animais, que na maioria das vezes são maltratados por falta de conhecimento do domador. "Nós solicitamos para a presidente do Sindicato Rural, Sandra Carneiro, essa capacitação, e graças a Deus fomos atendidos, estamos muito satisfeitos com o empenho do SENAR em nos proporcionar esses dias de muita aprendizagem, isso vai fortalecer nossa mão de obra e dar mais seriedade ao nosso trabalho”, destacou o aluno.

Os animais utilizados no curso são todos chucros e cedidos pela chácara, Trindade, durante as aulas os praticantes aprendem as técnicas da doma correta dos animais. Entre o conteúdo programado estão as características do cavalo; diferenças e habilidades entre doma racional e tradicional, além do manejo da higienização, escolha dos arreios e montaria.

O instrutor Rodrigo Gomes Gonçalves destacou e orientou os participantes sobre a importância do curso, essas aulas práticas oferecem melhor oportunidade para o aluno vivenciar de perto como lidar com tais situações que acontecem no seu dia-dia. “O conhecimento é a chave do sucesso profissional em todos os setores, e o nosso principal objetivo é capacitar cada vez mais nossos alunos através dos cursos do SENAR”, explicou o instrutor.