Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Para atender a crescente mecanização e consequente necessidade de qualificação no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO), está oferecendo o curso Trabalhador na manutenção e Operação de Tratores e Máquinas Agrícolas, no município de Crixás. O curso será finalizado nessa sexta-feira, 13.

A capacitação é parceria do Senar e Sindicato Rural de Aliança, coordenado pelo presidente Marcelo Borges. Estão sendo capacitados 12 produtores rurais.

Segundo o instrutor Walter Pin o objetivo do curso é ensinar o funcionamento e operação de tratores e reforçar os principais cuidados para a segurança do trabalhador. “É a base sobre mecanização agrícola, é um curso para quem entende muito pouco de tratores e deseja conhecer melhor como de fato funciona a máquina, estão sendo qualificados 12 trabalhadores rurais, habilitando-os no manejo das máquinas, como sistemas de lubrificação, de combustível, de embreagem, de freios e hidráulico, além de componentes da plataforma e medidas de segurança no trabalho. “Os cursos do Senar são muito focados na segurança. Segurança do operador, segurança do operador com a máquina e também equipamentos de proteção individual”, relata o instrutor.

Para o aluno João Neto Gomes da Silva Santos, ele relata sua satisfação com o curso: “está sendo muito útil, pois durante a capacitação aprendemos a ter as instruções corretas de como é importante trabalhar com segurança, e que podemos evitar certos acidentes, aprendemos melhor como manusear a e operar o trator de forma correta, eu pretendo colocar em prática diariamente todo aprendizado adquirido”, comentou o aluno.