Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ataídes defendeu abertura de linhas de crédito e incentivo fiscal para os pequenos produtores

Ataídes defendeu abertura de linhas de crédito e incentivo fiscal para os pequenos produtores Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ataídes defendeu abertura de linhas de crédito e incentivo fiscal para os pequenos produtores Ataídes defendeu abertura de linhas de crédito e incentivo fiscal para os pequenos produtores

Segmento fundamental do setor agropecuário, a agricultura familiar no Tocantins recebeu reforço, nesta segunda-feira, 16. Em solenidade no Palácio Araguaia, em Palmas, o senador Ataídes Oliveira (PSDB) entregou  simbolicamente 10 dos 94 tratores destinados a 88 municípios tocantinenses. Na mesma cerimônia, foi lançada a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

Com investimentos de R$ 15 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os maquinários foram adquiridos com recursos provenientes de emenda orçamentária da bancada federal do Tocantins. Ipueiras, Palmeiras, Axixá, Guaraí, Peixe, Arraias, Darcinópolis, Ponte Alta do Bom Jesus, Pium e Talismã foram contemplados por articulação de Ataídes no Mapa.

Ao destacar a importância da agricultura familiar para a economia do país, o senador Ataídes citou dados do último censo do IBGE. Além de fornecer 70% dos alimentos nas nossas mesas, a agricultura familiar emprega 19 milhões de brasileiros”, afirmou.      

Ao considerar  a questão fundiária um dos gargalhos do setor no Tocantins, Ataídes defendeu abertura de linhas de crédito e incentivo fiscal para os pequenos produtores.

Equipados com carreta e outros implementos, os tratores vão ajudar a aumentar a produtividade e a renda nas pequenas propriedades rurais. O prefeito Valdemir Barros, de Pium, afirmou que “o trator será um fator importante para o desenvolvimento do nosso município”. Ele informou que a prefeitura vai deixar o trator definitivamente no assentamento Macaúba, distante 150 km de Pium e onde vivem 110 famílias. Valdemir acrescentou que a prefeitura vai contratar um profissional para cuidar do trator e atender a comunidade por todo ano.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a agricultura familiar é um dos grandes eixos da sustentabilidade econômica no Tocantins. Em 2017, aproximadamente 60 mil hectares de terras foram preparadas, atendendo 17 mil produtores.