Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A exposição “Atemporal, a arte e a poética de Pierre de Freitas”, será aberta no dia 3 de maio, às 19h30, na sede do Grupo Jaime Câmara, em Palmas. Até o dia 2 de julho, os visitantes terão acesso às 25 telas pintadas pelo artista plástico entre os anos de 2011 e 2016, três pintadas em 2002, uma em 2007, o que totaliza 34 telas, sendo algumas inéditas para o público, além de uma série de louças pintadas à mão durante os anos 1998 e 2015. 

A iniciativa para a montagem da exposição é da viúva de Pierre Freitas, a médica Thessa Freitas. Para ela "a arte é imortal e nessa perspectiva imortaliza também o artista", revela. " O intuito da exposição, é divulgar a arte de Pierre de Freitas e manter sua memória viva", diz.

De acordo ainda com a médica, a escolha do Grupo Jaime Câmara, no Tocantins, para sediar a primeira exposição póstuma de Pierre, se deu em razão de um projeto antigo do artista. "O Pierre considerava o hall de entrada da sede do Grupo, um local ideal para uma galeria de arte e ele já havia pensado em um projeto neste sentido", conta.

A curadora da exposiçãodoutora em história e professora de história da arte na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sabrina Mara Sant'Anna, considera a produção artistica e a poética de Pierre de Freitas atemporal (título que o artista, inclusive, deu para uma das telas que integra a exposição). “A temática e as imagens criadas por ele provocam reflexões sobre os dramas e conflitos internos que incomodam e movem, concomitantemente, a humanidade desde suas origens sobre a Terra”, descreve.

A curadora explica que os jardins coloridos, as brumas, os animais fantásticos, as lâmpadas e lamparinas acesas representadas nas telas, nos objetos e nas louças produzidas por Pierre de Freitas são alegorias críticas de si mesmo e do homem na história.

As obras da exposição “Atemporal, a arte e a poética de Pierre de Freitas”, estarão disponíveis à visitação do público, na sede do Grupo Jaime Câmara em Palmas, na 102 Norte, ASCU-NE 10. Av, NS 2, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h. Sábado, domingo e feriados, das 08 às 18h.

Sobre Pierre

Pierre de Freitas (1967-2017), natural de Brasília/DF, foi voluntário engajado na Legião Estrangeira Francesa, tendo servido entre os anos 1989 e 1994 na França, Golfo Pérsico e África oriental (Djibuti e Somália). Em 1995 ingressou no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, tornando-se bacharel em 1999 com habilitação em pintura. Durante sua formação viajou para a Colômbia e participou do curso de verão e do seminário de complementação acadêmica promovidos em 1997 pelo Instituto Departamental de Bellas Artes de Cáli. Em 2000 Pierre de Freitas mudou-se para Palmas, Tocantins, onde construiu residência e atelier. Na capital tocantinense lecionou pintura, desenho e História da Arte em várias instituições de ensino fundamental e médio; foi coordenador de Artes Plásticas, Visuais e Artesanato da Fundação Cultural do Tocantins entre 2003 e 2005; idealizador e coordenador do projeto A Escola vai a Galeria, realizado pelo SESC, em 2004; coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Tocantins de 2004 a 2005; proprietário e administrador da Escola de Artes Ateliê de Ideias entre janeiro de 2006 e julho de 2008; presidente da Fundação Cultural de Palmas entre janeiro de 2008 e novembro de 2010; idealizador e promotor do projeto Arte na Rua, realizado em 2011; sócio proprietário do Colégio Interação – Vozes Ativas, no qual lecionou Artes e História da Arte em 2016; tatuador e proprietário do Maktub Tattoo Studio durante os anos 2013 e 2016.