Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Observatório Social do Brasil (OSB) iniciou um trabalho conjunto com a ONG Transparência Internacional para estimular os cidadãos a colaborarem com as Novas Medidas contra a Corrupção. A partir de uma plataforma de consulta pública (http://novasmedidas.transparenciainternacional.org.br/), a sociedade poderá participar da construção do que está sendo chamando do maior pacote anticorrupção do mundo.

A unidade do OSB de Araguaína abraçou a iniciativa e já firmou parcerias com as faculdades de Direito da UNITPAC e Faculdade Católica Dom Orione. Jean Carlo Moutinho, diretor de Assuntos Institucionais do OSB Araguaína, conta que a medida é mais do que necessária em vista da atual conjuntura política do País. “E temos eleições à vista. A ideia é fechar cada vez mais o cerco contra políticos corruptos, por isso a participação popular é mais do necessária”.

As faculdades colaborarão divulgando a campanha entre os acadêmicos, levando conhecimento para mudar a sociedade. “É uma oportunidade de contribuir com o trabalho de cidadania que queremos amplificar para todos”, completa Jean.

Até agora, mais de 80 medidas já foram propostas com participação da sociedade civil, instituições e especialistas. Boa parte das colaborações propõe mudanças nas leis para que se tornem mais rígidas e efetivas.

“Por isso estamos buscando, em um primeiro momento, a apoio dos cursos de Direito. Mas é claro que toda parceria é bem-vinda, seja de entidades representativas ou individual. O importante é somar forças”, pontua Ronaldo Dias, presidente do OSB de Araguaína.