O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR) está realizando mais um Programa Mulheres em Campo no município de Porto Alegre região sudeste do Tocantins.
O encontro é realizado pelo Sindicato Rural de Almas, presidido por sua presidente, Sandra Carneiro, em parceria com a Secretaria de Ação Social de Porto Alegre. Estão participando do programa 32 mulheres, que estão sendo capacitadas pela instrutora Marta Barbosa. O sindicato também contou com o apoio das mobilizadoras Maria Eliene Cardoso Araújo e da secretária de Ação Social de Porto Alegre, Cileide Nunes da Silva.
Com foco e dedicação elas superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional, pois no meio rural precisam de acesso ao conhecimento para contribuir mais com o sucesso das propriedades. A aluna Edvam Nepomuceno, fala que está muito contente em ter a oportunidade de estar participando do programa. “Agradeço muito a oportunidade de estar aqui com vocês, pois o programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio e isso era tudo o que eu precisava”, relatou a aluna.
A presidente do Sindicato Rural de Almas, Sandra Carneiro, explicou que durante os encontros, as mulheres participam de discussões, dinâmicas, atividades de grupo, realizam atividades individuais e com a suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante. “O SENAR como sempre surpreende a todos com seu comprometimento e dedicação aos homens e mulheres do campo”, relatou a presidente.