Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha é em parceria com os Estados e municípios, no período de 23 de abril a 1º de junho, sendo 12 de maio, o dia de mobilização nacional.

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins por meio da Superintendência de Vigilância, promoção e Proteção à Saúde/Diretoria de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis/Gerência de Imunização vem enfatizar a importância da vacinação.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, Adriana Cavalcante, a meta é vacinar pelo menos, 90% dos grupos prioritários. “Isso corresponde a 332.610 mil tocantinenses, a fim de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, na população alvo para vacinação. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações na população alvo”, disse.

A Secretaria ressalta que as 292 salas de vacinação do Estado estarão vacinando os grupos prioritários com a vacina Contra Influenza, no período já informado, tendo o dia 12/05 o Dia D da mobilização nacional.

A vacinação contra a Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e de suas complicações. A vacina para este ano de 2018 é trivalente e imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

No Tocantins, os últimos casos confirmados de Influenza ocorreram nos anos de 2016 (4 casos: sendo 3 H1N1 e 1 Influenza B) e em 2017 (31 casos: sendo 23 H3N2 e 8 Influenza B).

Até o momento, na semana epidemiológica 14, foram notificados 13 casos de síndrome respiratória aguda grave, porém todos negativos para Influenza.

População Alvo – Prioritária

Crianças →

Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias)

Gestantes →

Todas as gestantes em qualquer idade gestacional

Puérperas →

Todas as mulheres até o 45º dia após o parto

Trabalhadores de Saúde →

Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.

Povos Indígenas→

Toda população indígena a partir dos seis meses de vida

Idosos→

População de 60 anos e mais

Adolescentes e jovens→

Dentre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas deverão receber a vacina influenza

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Professores→

Professores das escolas públicas e privadas do ensino regular

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade→

(conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). Relação no Informe técnico para campanha de Influenza do Ministério da Saúde. Deverão ser cadastradas em Programas de Controle de Doenças Crônicas do SUS ou comprescrição médica

Privados de liberdade/Adolescentes e jovens sob medida socioeducativa →

População de 12 a 21 anos de idades sob medidas socioeducativa.

Funcionários do Sistema Prisional→

Profissionais que trabalham NO Sistema Prisional.