Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Conselheiros municipais de assistência social participam de reunião do CEAS/TO

Conselheiros municipais de assistência social participam de reunião do CEAS/TO Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza Conselheiros municipais de assistência social participam de reunião do CEAS/TO Conselheiros municipais de assistência social participam de reunião do CEAS/TO

Nos dias 25 e 26 de abril, em Palmas, representantes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e Estadual de Assistência Social (CeasTO), com o apoio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), promoverá  uma Reunião Descentralizada com os Estados da região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

As datas foram definidas pelo Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins (Ceas/TO), na manhã desta quinta-feira, 19, entre os Conselheiros Municipais de Assistência Social (CMAS) de todo o Estado.

Entre outros pontos, os participantes debateram o andamento do processo eleitoral do CEAS/TO, biênio 2018/2020, com o objetivo de contribuir com os processos de orientação aos municípios e a todos os atores sociais envolvidos no processo, além do acompanhamento do Pacto de Aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro aconteceu no auditório da gerência de Conselhos e Comissões, em Palmas. 

“A importância do Encontro Descentralizado da Região Norte está na oportunidade de debater os desafios do Controle Social do SUAS no sentido de paridade, representatividade e fortalecimento no que se refere às gestões estadual e municipal, bem como os mecanismos de mobilização para participação dos usuários, trabalhadores e entidades do SUAS”, explicou a conselheira do CEAS/TO, Aurora Moraes dos Santos Silva. 

Representando o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)  de São Valério,  a 290 km de Palmas, o conselheiro presidente do município,  Ariel Rodrigues da Silva, destacou a importância das reuniões do Ceas/TO. “Cada vez mais Governo e sociedade precisam se complementar em um processo de construção coletiva para o aprimoramento do SUAS do Tocantins”, defendeu.