Saúde

Foto: Marcos Filho Sandes A UTI será gerida pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) A UTI será gerida pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (ISAC)

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado começa a funcionar nessa segunda-feira, 23. A unidade será mantida em convênio tripartite entre o Município, Estado e Governo Federal e irá receber crianças, não só de Araguaína, mas também da região Macrocentro Norte. Nesta etapa inicial serão disponibilizados dois leitos e em seguida, todos os demais vão estar disponíveis para os pacientes.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Jean Luiz Coutinho, o funcionamento da unidade só está sendo possível com o esforço de todos. “Município e Estado firmaram o compromisso de acelerar esse processo para fazer funcionar, junto com o apoio da sociedade, principalmente da Associação das Mães que Amam (AMA). Em breve será realizada a inauguração oficial da UTI”.

A UTI será gerida pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). A mesma organização é responsável pela administração do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Ambulatório Municipal.

A equipe que atenderá na UTI Pediátrica já passou por treinamento no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e nessa fase terá contato direto com os equipamentos e o novo local de trabalho, seguindo normas e orientações do Ministério da Saúde.

Unidade Humanizada

A obra da UTI Pediátrica, executada pela Prefeitura de Araguaína, contou com investimentos na ordem de R$ 440 mil e ficou pronta em outubro do ano passado. A unidade contará com layout moderno, dentro do projeto de humanização da Prefeitura, com base no Ministério da Saúde.