Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Quem não quiser pagar à vista pode também parcelar em até oito vezes o IPTU

Quem não quiser pagar à vista pode também parcelar em até oito vezes o IPTU Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Quem não quiser pagar à vista pode também parcelar em até oito vezes o IPTU Quem não quiser pagar à vista pode também parcelar em até oito vezes o IPTU

Termina no dia 30 de abril o prazo para o pagamento à vista do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Paraíso do Tocantins. Os contribuintes ainda têm sete dias para quitar o débito à vista e ter o desconto.

A secretária de Administração e Finanças, Ingrid Rebelo, explicou que os pagamentos realizados à vista, terão até 20% de desconto. Ela reforçou que também terão direito ao desconto, no valor de 10%, aqueles imóveis que estiverem com os tributos quitados dos últimos 5 anos.

Parcelamento

Quem não quiser pagar à vista pode também parcelar em até oito vezes o IPTU. Neste caso não há desconto.

A secretária Ingrid Rebelo, acrescenta que o contribuinte tem a opção de parcelar o IPTU, em até 8 meses, no valor mínimo de R$ 39,10 por parcela e nessa modalidade não será concedido desconto. “O atraso no pagamento, em até 30 dias, implicará em multa de 0,33%, ao dia. Após 30 dias será cobrada multa de 10% e juros de mora - 1% ao mês”, ressaltou.

Já os contribuintes que se encaixam nos critérios de isenção do imposto, devem comparecer a coletoria para solicitar o benefício e comprovar o enquadramento. “O fato de ter sido isentado em anos anteriores não mantém o benefício, pois assim como no INSS o beneficiário deve obrigatoriamente comparecer anualmente a coletoria para solicitar a isenção”, destacou Ingrid Rebelo.

Os recursos do IPTU são aplicados em: saúde, educação, limpeza pública, iluminação, entre outros. A população contribui e, em contrapartida, é beneficiada com as ações realizadas pela Prefeitura.