Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem

A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem Foto: Receita Federal/Divulgação

Foto: Receita Federal/Divulgação A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem

O período de declaração do imposto de renda seguirá até a próxima segunda-feira, 30. A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem, mas, segundo a Receita Federal, até essa última terça-feira, 24, cerca de 17 milhões haviam cumprindo com a obrigação.

Para facilitar o processo de declaração, o contribuinte pode utilizar o Certificado Digital e-CPF. Quem já possui o documento consegue fazer a declaração pré-preenchida, por exemplo, que já vem com os principais dados, como rendimentos, deduções, bens e dívidas. Para utilizar, é preciso que o contribuinte tenha entregue declaração de IR em 2017 e que ela não tenha ficado retida na malha fina.

É preciso ficar atento, porém, ao prazo do próprio e-CPF para efetuar o procedimento. Na Fecomércio Tocantins é possível renovar ou adquirir o certificado digital da Certisign, líder de mercado na América Latina. Os pontos de atendimento ficam nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína.

Para entender melhor como utilizar os certificados digitais na declaração de imposto de renda, acesse: https://goo.gl/SygHYN

Neste link é possível conferir uma entrevista sobre erros que podem ser evitados durante a declaração de imposto de renda: https://goo.gl/bkMV4f

Microempreendedor Individual

Não são apenas as pessoas físicas que precisam prestar contas. O microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, declara sua renda como pessoa jurídica também. Uma pessoa jurídica MEI é obrigada a pagar mensalmente um valor fixo, que inclui ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou ISS (Imposto sobre Serviços) e a contribuição à Previdência.

Além desse pagamento mensal, o MEI precisa fazer uma declaração anual, chamada Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), e entregá-la até o dia 31 de maio. Nessa declaração anual, é preciso informar o quanto a MEI faturou no ano anterior. Para casos como esses, a Certisign oferece também o e-CNPJ.

Acesse https://www.certisign.com.br/ para saber como utilizar os certificados digitais.