Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O show  traz diferentes formas de interação do aluno

O show traz diferentes formas de interação do aluno Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O show  traz diferentes formas de interação do aluno O show traz diferentes formas de interação do aluno

O Ponto de Cultura Meninos do São João, por meio do Instituto Arte Educacional Utambor, apresenta o Espetáculo “Corpo-Brinca” nos dias 26 e 27 deste mês, as 20h, no SESC.  O show  traz diferentes formas de interação do aluno com o ato de brincar, transformando o corpo estático em corpos que brincam e tocam instrumentos.

O objetivo é possibilitar às crianças e adolescentes acesso ao mundo da arte, por meio de um projeto que envolve música, dança, ginástica rítmica, percussão e a experiência do ato de brincar.

O ingresso é 1kg de alimento não perecível, retirado uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do SESC.

Segundo o gestor do Projeto, e professor de musica, Doriva Borges,  a ideia é ir do “brincar-dançando e tocando” para o “dançar- brincando e cantando. “Toda essa experiência é transformada em um grande espetáculo, que divide o universo das brincadeiras entre os 4 elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo” explicou. Ele acrescentou que é através do resgate das brincadeiras e brinquedos, que esse projeto busca promover a troca de conhecimento das técnicas artísticas com o universo lúdico e educacional.

Nos dias 26 e 27, o palco do Sesc contará com som de ritmos populares do Brasil, em especifico do Tocantins, mesclados aos nacionais e internacionais que se fazem imersos em uma grande brincadeira.

UTAMBOR

O Instituto Arte Educacional Utambor vem desenvolvendo, desde 2011, na Escola de Tempo Integral - ETI Marcos Freire, um trabalho para criação e formação de Banda Rítmica Percussiva nas escolas.

No ano de 2018, com o apoio da Fundação Cultural de Palmas através do prêmio Cultura Viva, realiza sua primeira residência artística na Escola Municipal Anne Frank, abrindo o seu segundo núcleo para criação formação e inserção de Banda Rítmica Percussiva dentro das escolas públicas.

Objetivo do Instituto

Oferecer mecanismos para a formação e integração da comunidade; estimular o lazer, a cultura e o convívio social; oportunizar a difusão de ideias, elementos de cultura, tradições; fomentar canais de comunicação para difusão das ações do campo, etc.