Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com um mercado cada vez mais exigente e com a entrada definitiva da tecnologia no campo, uma das áreas que mais sofre com a falta de mão de obra qualificada é a de máquinas e implementos agrícolas. Pensando em transformar esse problema em alternativa de crescimento da produtividade e oferta de emprego, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO) permanece disponibilizando cursos e treinamentos para instrutores no setor de agricultura, a exemplo do Curso de Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, realizado no período de 23 a 27 deste mês, no município de Cristalândia do Tocantins.

A capacitação esta sendo realizada através de uma parceria com o Sindicato Rural de Cristalândia, administrado pelo seu presidente Jackson Lima, e a prefeitura do município, e tem como principal objetivo, atender a demanda dos participantes com informação e assistência técnica qualificada para a gestão das atividades desenvolvidas em seu dia-dia. Está sendo abordado durante o curso, conhecimento dos componentes e sistemas do trator, como a manutenção permitirão ao operador executar as diversas tarefas e operações agrícolas, tornando os alunos aptos a exercer suas funções de forma correta e segura, bem como segurança no trabalho, simbologia e identificação do sistema, ajustes e regulagens de grade, ajustes de trator, lubrificação e prática de forma adequada do equipamento.

O Presidente da Faet/Senar, Paulo Carneiro explica que “a Instituição está avançando cada vez mais na oferta de treinamento para instrutores com capacitações em máquinas de última geração para atender com qualidade os produtores rurais de todo o Tocantins. O resultado já pode ser visto com o aumento da produtividade e a profissionalização do setor”, acrescenta.