Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Destaque para a raça Canchim, resultado entre o cruzamento das raças Nelore e Charolês

Destaque para a raça Canchim, resultado entre o cruzamento das raças Nelore e Charolês Foto: Beef Point

Foto: Beef Point Destaque para a raça Canchim, resultado entre o cruzamento das raças Nelore e Charolês Destaque para a raça Canchim, resultado entre o cruzamento das raças Nelore e Charolês

A 18ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2018) traz novidades para o setor da pecuária, por meio das atividades do Pavilhão da Pecuária. Desta vez, o destaque é para a raça Canchim, resultado entre o cruzamento das raças Nelore e Charolês, que trará animais para exposição e comercialização no 2º Feirão de Touros, durante o evento.

De acordo com médica veterinária da Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Érika Jardim, a raça Canchim possui excelente carcaça, é produtiva, precoce e se adapta bem ao clima do Estado. “A proposta visa fortalecer o setor da pecuária, apresentando aos pecuaristas opções para melhorar o padrão genético de seus rebanhos”, ressaltou.

A raça foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com base na rusticidade do nelore somada á produtividade do charolês, visando exatamente às qualidades de resistência e produtividade. Ainda é inédita no Tocantins, mas com criadores nos estados do Pará, Pernambuco e Rondônia, mostrando seu bom desempenho também nos climas quentes.

Ainda durante a feira, para que os pecuaristas obtenham mais informações sobre a atividade, o diretor da Associação Brasileira de Criadores de Canchim, Valentim Sucheck, ministrará a palestra “O Canchim no Cruzamento Industrial”.

Programação

Na Agrotins 2018, o Portal da Pecuária trará também torneios, julgamento de raças de ovinos e caprinos, cursos de inseminação artificial, cursos de resenha em equídeos, e outras atividades direcionadas ao setor. “Para um melhor desempenho na Agrotins 2018, contamos com a presença de mais de 15 parceiros e convidamos os pecuaristas para participarem do evento”, ressaltou.

A Agrotins 2018 acontece no período de 8 a 12 de maio, com o tema “O Futuro na Agroindústria Sustentável” O evento ocorre no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.