Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante sessão na Câmara Municipal de Palmas/TO nessa quinta-feira, 3, o vereador Lúcio Campelo (PR) criticou a fake news propagada pela coligação do candidato Carlos Amastha (PSB), que alterou resultados de uma pesquisa eleitoral publicada pela imprensa local. Na ocasião, foram manipulados os dados oficiais da pesquisa, dando vantagem ao ex-prefeito numa avaliação em que o candidato Vicentinho Alves (PR) aparece na frente.

Para o vereador Lúcio Campelo, esse ato demonstra a preocupação do ex-prefeito de Palmas, que se vê numa situação de clara derrota nas eleições, tendo que recorrer a práticas ilegais para manipular a opinião em seu benefício próprio. “Esse candidato não tem propostas para o Tocantins, apenas mentiras. É um aventureiro interessado em explorar nosso Estado, da mesma maneira que explorou nossa Capital”, criticou o vereador.

O fenômeno das fake news tornou-se um grave problema na atualidade e pede atenção do cidadão, principalmente no período eleitoral, segundo o vereador Lúcio Campelo. “No processo eleitoral de hoje, a sociedade precisa amadurecer o suficiente para avaliar de maneira correta aquilo que se propõe nas eleições. E a informação é um fator fundamental para essa escolha”.

O vereador lembrou ainda que essa não foi a primeira vez que o ex-prefeito realizou esse tipo de prática, usando informações falsas para enganar o cidadão. “No começo desse ano, quando entramos na batalha contra o aumento do IPTU, o partido de Carlos Amastha divulgou uma fake news afirmando que nossa Ação Judicial contra o IPTU havia sido negada, o que era uma clara mentira do ex-prefeito, que tentou desestabilizar nossa causa”, comentou o vereador.

Vicentinho

Na referida pesquisa, publicada pela imprensa e registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece em primeiro lugar nas intenções de voto o senador Vicentinho Alves (PR), e para o vereador Lúcio Campelo, o resultado demonstra o interesse do cidadão em buscar um candidato com capacidades para resolver os problemas que o estado enfrenta.

“O Tocantins precisa de alguém que consiga pacificar as relações entre o cidadão e o governo, juntamente com as demais instituições. O Tocantins precisa de paz para prosperar, e alguém que consiga articular junto com o governo Federal aquilo que o estado precisa”, comentou o vereador.

De acordo com Lúcio Campelo, os quase 30 anos de vida pública do senador Vicentinho demonstram essa capacidade, e a articulação necessária para o trabalho. “Meu candidato é Vicentinho, que já foi prefeito de Porto Nacional, deputado estadual e federal, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins e agora senador da república. O currículo ideal para ocupar o cargo de governador” esclarece Lúcio Campelo.