Economia

Foto: Divulgação

O Sistema Fecomércio Tocantins elegeu a diretoria que ficará à frente da federação no período de 22 de junho de 2018 a 22 de junho de 2022. O empresário e sindicalista Itelvino Pisoni foi reeleito e continuará na presidência da entidade. A eleição aconteceu nesta última sexta-feira, 4 de maio, data em que a Fecomércio comemorou 26 anos de criação.

“Quando assumimos a gestão passada, nos propomos a continuar o trabalho que vinda sendo feito e conseguimos executar uma boa administração, aberta, simples e transparente. Agora, estamos em um momento de decisão. Temos que optar por fazer a federação tomar um rumo definido, em virtude das várias mudanças que passamos, como a extinção da contribuição obrigatória e a reforma trabalhista. Nós sempre buscamos defender a classe empresarial, representando-a frente ao governo e às prefeituras, como na questão do ICMS e do IPTU aqui em Palmas, mas precisamos ir além disso. Nosso intuito é buscar nosso foco com mais afinco, para que possamos avançar mais”, argumentou o presidente.

Sistema Fecomércio 

O Sistema Fecomércio Tocantins é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) e é uma entidade privada sem fins lucrativos, que representa e leva qualificação profissional e qualidade de vida aos empresários do comércio e seus comerciários. Criada em 1992, a entidade tem como missão assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerarem resultados positivos e desenvolver a sociedade.

Entre suas competências, destacam-se: a defesa da classe empresarial; a representatividade legal das empresas do comércio de bens, serviços e turismo ante os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade como um todo; a busca por soluções, estudos e reivindicações que visem ao fomento da atividade empresarial e a celebração de convenções e contratos coletivos de trabalho com as entidades sindicais representantes dos trabalhadores.

Membros da Chapa

Presidente - Itelvino Pisoni; 1º vice-presidente - Domingos Tavares de Sousa; 2º vice-presidente – Romeu Capra; 3º vice-presidente – Anselmo José Martins da Silva Moraes; 4º vice-presidente – Sandra Regina da Silva Pereira; vice-presidente do Norte - Vicente de Paulo Ribeiro; suplente do vice-presidente do Norte – Willians Santos Ferreira; vice-presidente do Sul - Maria Lúcia Dorta Pompeu; suplente do vice-presidente do Sul – Silvério Maciel Filho; diretor tesoureiro – Valdemir de Sá; diretor sindical - Rubens Pereira da Luz; suplente diretor sindical – Ronnyer Anderson da Silva; Conselho Fiscal Efetivo – Gilmar José Bozanini, José Machado Filho e Roberto Vieira do Prado; Conselho Fiscal Suplente - Aldenir José Barcelos, Davi Aparecido Silva e Maura Divina Camargo; delegados titulares junto à CNC – Itelvino Pisoni e Vicente de Paulo Ribeiro; delegados suplentes junto à CNC – Anselmo José Martins da Silva Moraes e Romeu Capra.

Perfil do Presidente 

Itelvino Pisoni nasceu em Garibaldi-RS e em janeiro de 1984, mudou-se para Gurupi, adquirindo a Empresa Cometa Papéis (papelaria e gráfica). Atualmente é diretor do Grupo Cometa que é composto de várias empresas como Gráfica e Editora Cometa, Papelaria Cometa, Auto Posto Cometa, Stilo Móveis e Máquinas, Imperador Agroindustrial de Cereais. Tem presença marcante em quase todas às entidades sindicais municipais, como ACIG e CDL, desde 1988. Em 1989, coordenou a criação do SICOVAR – Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Tocantins. Assumiu a presidência provisória e, após organizar a administração da entidade, foi eleito presidente definitivo para um mandato de três anos, sendo reeleito para outros mandatos consecutivos. Itelvino Pisoni coordenou a fundação da Fecomércio em conjunto com outros empresários da região, sendo seu primeiro presidente. Durante o período de transição, quando houve um grande acordo entre todos os sindicatos para formar uma diretoria abrangente e forte, ficou com o cargo da 2ª Vice-Presidência. Foi eleito presidente novamente em 2014 e, em sua gestão, foram implementados diversos projetos, entre eles o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) e a Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios (CMEG).