Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Paulo Tadeu Nova Cultivar para o Sistema Clearfield chega ao Estado Nova Cultivar para o Sistema Clearfield chega ao Estado

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) vai lançar durante a Agrotins uma nova cultivar de arroz irrigado. Em cooperação técnica com a Basf, detentora da tecnologia Clearfield, a Embrapa apresentará no Tocantins a cultivar BRS A702 CL para lavouras irrigadas, que possui tolerância ao herbicida Kifix, da Basf.O Sistema de Produção Clearfield é uma das tecnologias utilizadas para combater plantas daninhas no campo. Ele se baseia no uso de cultivares resistentes a herbicida (grupo químico das imidazolinonas) que controla as invasoras na lavoura sem afetar a cultura do arroz.

A BRS A702 CL é a primeira cultivar com resistência a herbicida desenvolvida para a região tropical, possuindo boa produtividade, em média, 7.650 quilos por hectare, apresenta ciclo curto, com a floração média ocorrendo aos 80 dias, e possui grãos da classe longo fino, o preferido pelo mercado brasileiro. Além disso, os grãos beneficiados têm qualidade industrial, com aparência translúcida, baixa intensidade de gessados e elevado rendimento de  inteiros: 63%. O produto, após cozido, fica também solto e macio, bem ao gosto do consumidor brasileiro.

O agronegócio do arroz irrigado desempenha papel de grande importância na geração de divisas e de empregos para o Tocantins. O estado é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil, estimando-se uma produção em torno de 619 mil toneladas de arroz em casca, em uma área cultivada de 130 mil hectares, com uma produtividade média de 4.700 quilos por hectare.

Considerada a maior feira agropecuária do Norte do país, a Agrotins chega à 18ª edição como oportunidade de acesso a conhecimento científico, construção de novas parcerias e fechamento de negócios. Entre 8 e 12 de maio, o Centro Agrotecnológico de Palmas receberá empresas de vários segmentos do agronegócio, envolvendo pequenos, médios e grandes produtores rurais. A Embrapa participará do evento com tecnologias e soluções de seis unidades da empresa.