Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lúcia Brito

Foto: Lúcia Brito

Para garantir aos produtores rurais mudas de mandioca, com qualidade, livres de pragas e doenças, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com instituições públicas e privadas, ligadas ao meio rural, apresenta na 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), uma casa de vegetação com mudas fornecidas pela Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, mais conhecido como projeto Reniva, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No espaço estão sendo cultivadas variedades de mandioca de mesa e industrial com características ideais para o plantio. Essas sementes serão apresentadas aos agricultores que visitarem o Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a feira, e enviadas posteriormente para 40 Unidades de Referência Tecnológica (URTs), implantadas pelo Ruraltins, em todas as regiões do Estado, para que sejam distribuídas aos produtores.

“A intenção dessa casa de vegetação é produzir mudas para que essas variedades sejam multiplicadas, todas elas indexadas, livres de pragas e doenças, com capacidade produtiva melhor. Enquanto a média nacional chega a oito toneladas por hectare, a gente tem relato de produtor conseguindo até 50 toneladas, às vezes mais com sistema de irrigação. A nossa intenção mesmo é produzir material propagativo de mandioca, uma demanda que está em falta, e que essas mudas de alta produtividade cheguem até o campo”, disse o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Kin Carlos Gomides, responsável pela implantação da casa de vegetação.  

Mandioca 

No Tocantins, a cadeia produtiva da mandioca vem crescendo gradativamente a cada ano, chegando a mais de 23 mil hectares de área plantada e uma produção anual de 408 mil toneladas de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2016.

Os principais municípios produtores são Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Pindorama, Fátima, Santa Tereza do Tocantins, Santa Rosa, Brejinho de Nazaré e Novo Acordo.

Agrotins

A 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.