Ciência & Tecnologia

Foto: Daniel dos Santos O projeto Jardim Digital está em demonstração no estande da UFT na Agrotins 2018 O projeto Jardim Digital está em demonstração no estande da UFT na Agrotins 2018

Já imaginou poder cuidar de seu jardim em casa de forma remota? É isto que propõe uma das soluções que estão sendo apresentadas no estande da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018). Trata-se do aplicativo Jardim Digital, projeto desenvolvido por acadêmicos e professores do curso de Ciências da Computação no Câmpus de Palmas. O aplicativo permite gestão e monitoramento remoto de pequenos espaços de natureza, em especial jardins residenciais e comerciais.

Na Agrotins, o modelo apresentado permite a irrigação por gotejamento de um pequeno jardim demonstrativo. A solução apresentada para o Jardim Autônomo consiste de um conjunto de soluções e equipamentos customizáveis para o gerenciamento remoto. São sensores de vários tipos - como de umidade do solo, de umidade do ar, de temperatura e também de luminosidade. A rede de sensores é controlada por um microcontrolador central, equipado com uma interface de comunicação por wifi que, por sua vez, permite o envio de informações pela internet.

É possível, assim, monitorar remota e em tempo real tudo que está ocorrendo no jardim suportado pela solução tecnológica. É possível fazer leituras periódicas sobre as condições climáticas e ambientais de onde o espaço de natureza está implantado. Com as informações o proprietário pode decidir por abrir (ou fechar) válvulas que operam o sistema de irrigação ou painéis de recebimento da luz solar. O sistema de gestão do aplicativo permite ainda a possibilidade de automatização sem intervenção humana; é possível prover irrigação ou mudar a incidência de luz em determinadas áreas e ainda obter relatos de eventos naturais inesperados, como a ocorrência de chuvas, por exemplo.

Os interessados em obter mais informações sobre o Jardim Digital podem enviar mensagem para o e-mail fabricadesoftware@uft.edu.br ou pelo site da Fábrica de Softwares.