Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Adilvan Nogueira

A Vitrine da Carne tem feito sucesso no estande do Sistema Fieto que recebe visitantes até o final da manhã desse sábado, 12/05, data de encerramento da 18ª edição da Feira Tecnológica Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A Feira acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, com o tema “O Futuro da Agroindústria Sustentável”. O estande do Sistema Fieto ficará no pavilhão da Agroindústria.

A atração levada à feira pelo Sistema Fieto, Sebrae, Seagro e Sindicarnes inclui duas vezes ao dia (manhã e tarde) mini palestras com veterinários e técnicos especialistas no segmento de carne, demonstração de cortes de peças de bovinos, ovinos e outras variedade de carnes. Em seguida, o Cozinha Show demonstra o preparo dos alimentos com temperos regionais pelas mãos da premiada chef Ruth Almeida, seguido de degustação. Pratos como chambari e ragu de carneiro preparados pela chef têm agradado os visitantes. 

“A nossa proposta é valorizar os ingredientes regionais e mostrar a gastronomia do Tocantins com o que tem aqui como óleo de babaçu, baru, castanha de caju, abóbora...tem vários ingredientes que são muito exóticos e as pessoas não sabem como usar, então vamos dando as dicas aqui”, orientou a chef. Segundo Ruth, o retorno dos visitantes tem sido bastante positivo. “Esses dias estão sendo uma experiência incrível, até para as pessoas que passam aqui. Eles estão amando a degustação”.

As atrações do Senai no estando do Sistema Fieto também têm chamado a atenção do público da Agrotins 2018. Quem visita o estande da instituição pode, por exemplo, conhecer o simulador de solda utilizado no Centro de Educação e Tecnologia de Palmas que permite uma experiência prática de diferentes tipos de soldagem (MIG, MAG e TIG).

“Eu não conhecia o Sistema Fieto, só conhecia o Senai e vi por exemplo o simulador de solda que eu achei muito interessante e a palestra sobre cortes de carne de cordeiro e depois teve a chef que falou várias coisas sobre a cozinha, os temperos do Tocantins. Dos estandes que eu visitei, esse eu fiquei mais tempo por ter muitas coisas para gente conhecer e participar”, contou a vendedora Juliete Ramos, 28 anos.

O empresário da indústria, micro e pequeno, também tem no estande a orientação sobre os serviços do Núcleo de Acesso ao Crédito da Fieto. Assuntos como financiamento e procedimentos bancários necessários à obtenção de crédito estão disponíveis no atendimento na feira. As análises e serviços do Laboratório de Grãos do Senai também são levadas ao conhecimento dos empresários e visitantes, em parceria com o sindicato patronal de grãos (SINDIATO).

“A gente traz os alunos para visitar e eles não conhecem, por exemplo, o simulador de solda ou o que faz de verdade o Senai, a Fieto, tudo pra eles é novidade. Os grãos, por exemplo, são muito interessantes porque os alunos veem e lembram do que a gente passa na sala de aula. Eu achei inovador, achei muito atrativo pra todo tipo de público, do jovem ao adulto”, avaliou a professora de Geografia do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Hilde Castro, 46 anos.