Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: John Souza

Foi realizado neste sábado, 19, o primeiro Startup Day em Gurupi/TO, que teve o objetivo de promover e estimular pequenos negócios com soluções inteligentes para atender às novas demandas de consumidores cada vez mais conectados e exigentes.  O evento foi organizado pelo Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Gurupi por meio do Programa Inova Gurupi e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

O anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi o local escolhido para sediar o Startup Day, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas, entre acadêmicos, professores e comunidade em geral. “É um marco para Gurupi receber um evento dessa importância pela primeira vez, graças aos esforços das ações do programa Inova Gurupi. Nosso intuito é disseminar a cultura da inovação em Gurupi, tornando nosso mercado cada vez mais inovador”, disse o Gerente regional do Sebrae, Thiago Milhomem.

Para a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação Keila Iwasse, o evento veio de encontro àquilo que a Prefeitura de Gurupi tem investido, que é justamente o incentivo ao empreendedorismo e inovação. “O Prefeito Laurez Moreira acredita no desenvolvimento de Gurupi por meio da inovação, tanto é que o programa Inova Gurupi tem dado bons frutos, e novas empresas com ideias inovadoras estão surgindo graças a esse esforço da gestão municipal”, afirmou Iwasse.

Para a coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra, o Startup Day é uma oportunidade para conscientizar o meio acadêmico sobre a importância do surgimento de ideias de negócios e posteriormente criação de empresas. “Estar nesse evento com esses alunos enquanto programa Inova, é, criar um futuro mais seguro e sustentável no ponto de vista econômico e social para Gurupi”, pontuou.

Representando o conselho de gestores das Instituições de Ensino Superior de Gurupi, Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO), esteve presente o diretor do Campus do IFTO, Marcelo Terra. “É uma oportunidade única para esses acadêmicos colocarem suas ideias em prática e se tornarem empreendedores de sucesso”, disse Terra.

Programação

A programação que iniciou as 08h00 e foi até o meio dia, contou com duas palestras, debates e trocas de experiências. Os palestrantes foram: Leonardo Melo, doutor, Mestre em Ciências Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto Economia da UFRJ, que falou sobre ambientes de inovação; e Darley Passarin, Diretor da Startup TonoLucro Delivery, Engenheiro de Software e Especialista em Desenvolvimento de aplicativos e Negócios digitais, que falou sobre o case de sucesso da startup Tonolucro Delivery.

“Incubadoras de empresas, aceleradoras de empresas e parques tecnológicos são ambientes de inovação, que auxiliam pessoas que tem interesse de inovar, a criar seus produtos e fazer esse difícil ciclo que é transformar o conhecimento em alguma coisa real que resolve um problema que seja importante para a sociedade”, explicou Leonardo Melo.

Startup

São empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores. É um momento na vida de uma empresa, onde uma equipe multidisciplinar busca desenvolver um produto ou serviço inovador, de base tecnológica, que tenha um modelo de negócio facilmente replicado e possível de escalar sem aumento proporcional dos seus custos.