Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal de Hanseníase inicia nesta segunda-feira, 21, a quinta Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose no município.  A abertura oficial da campanha será realizada na Escola Estadual José Seabra Lemos, às 8h. Durante a semana serão atendidas 27 unidades escolares das redes municipal e estadual.

A exemplo das campanhas anteriores, será realizada a busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para verminoses, nos alunos da rede municipal e estadual de ensino com faixa etária de 5 a 14 anos. O objetivo da campanha é reduzir a carga parasitária de geo-helmintos (que são vermes que precisam de um estágio no solo para completar seu ciclo evolutivo), identificar casos suspeitos de hanseníase e encaminhar os casos e seus contatos positivos para tratamento. 

Segundo a Ludiane Ramos, coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, a realização da campanha integrada no ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia efetiva para alcançar os objetivos propostos. “Isso foi evidenciado, com base nos resultados obtidos nas quatro primeiras campanhas, com a ampliação do número de municípios participantes e das coberturas de tratamento”, disse.

Ações 

As atividades da Campanha incluem mobilização e orientações para os professores e escolares, subsidiadas por material didático confeccionado para esse fim. Essas ações fazem parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde para eliminação de algumas doenças endêmicas de saúde pública.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada Os sintomas Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular.

O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Verminose 

As verminoses, infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo, podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.