Foi realizada mais uma atividade do Maio Amarelo no último sábado, 19, com uma campanha nacional de conscientização por um trânsito mais seguro para todos. A atividade foi realizada na Via Lago. Para ajudar na conscientização de que é possível ter um trânsito seguro, mais de 100 pessoas pedalaram e correram por vias do Município.
Para o superintendente da Agência de Segurança, Trânsito e Transporte (ASTT), Sheldon Sá, é importante recuperar espaços para pedestres e ciclistas, que foram perdidos com o aumento do uso dos veículos motorizados. “A bicicleta era um meio de transporte e acabou virando apenas um meio de lazer. Talvez porque o ciclista é a parte mais frágil do trânsito. Temos que trabalhar essa conscientização do uso das vias. É preciso mais respeito”.
Usar a bicicleta ao invés do automóvel para ir ao trabalhar gera economia, saúde e facilidade para estacionar. O técnico em eletrônicos Célio Correia, 34 anos, percorre oito quilômetros para ir e voltar do trabalho há dois anos e meio. Sempre ligado no trânsito, atravessa trechos de grande fluxo, como a Rua Alfredo Nasser. Ele diz conhecer os perigos do trânsito e nunca ter passado por situações de acidente, mas já viu o guidão da bicicleta da esposa, Karine, ser tocado por um retrovisor.
“Tem motorista que não respeita a distância, então é preciso estar bem atento, dirigindo por si e pelos outros. Apesar disto, eu gosto demais de ir trabalhar de bicicleta. Acordo um pouco mais cedo para ir, chego mais disposto e é bem mais fácil de estacionar. É só colocar a bicicleta no pátio da empresa. Além disto, tem o lazer, que já virou coisa de família”. Célio faz parte de um grupo de ciclistas que pedalam até 100 km por dia, junto com a mulher e sua filha mais velha.
Participantes do Evento
Participaram do evento, cinco grupos de ciclistas do Tocantins, os MTBikers, Batom do Cerrado, Amigos do Pedal, Tribo do Pedal e Cross Trilha. E mais um de maratonistas, Futuros Atletas. O assistente administrativo Renato Paixão, 30 anos, fez sua primeira corrida junto ao grupo de maratonistas. Ele conta que voltou a correr há dois meses e agora não irá parar mais.
“Já faz um bom tempo que eu corro, mas sempre desistia. Agora, com a Via Lago, já faz dois meses que peguei firme e há três semanas eu estou conseguindo correr todos os dias. Acho que porque tem mais espaço e é bem nivelada. É muito bom correr aqui”. Renato já fez seu cadastro para participar do grupo Futuros Atletas, que atualmente conta com mais de 200 maratonistas.
A Campanha
Em Araguaína, a campanha é promovida pela Agência de Segurança, Transportes e Trânsito (ASTT) da cidade, em parceria com o Detran e Policia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192), além de instituições, empresas e entidades.
Com o tema “Nós somos o trânsito”, a ASTT e parceiros levam à comunidade, durante todo o mês de maio, orientações de segurança no trânsito, com blitzen, ciclos de palestras, distribuição de panfletos, caminhadas e outras atividades.
Nesta semana, estão programadas blitz educativas nas Avenidas Cônego João Lima e Marginal Neblina; atividades práticas de educação no Trânsito e ciclo de palestras em escolas municipais.