Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Os participantes percorreram cerca de 7,5 quilômetros

Os participantes percorreram cerca de 7,5 quilômetros Foto: Marcos Filhos Sandes

Foto: Marcos Filhos Sandes Os participantes percorreram cerca de 7,5 quilômetros Os participantes percorreram cerca de 7,5 quilômetros

Foi realizada mais uma atividade do Maio Amarelo no último sábado, 19, com uma campanha nacional de conscientização por um trânsito mais seguro para todos. A atividade foi realizada na Via Lago. Para ajudar na conscientização de que é possível ter um trânsito seguro, mais de 100 pessoas pedalaram e correram por vias do Município.

Para o superintendente da Agência de Segurança, Trânsito e Transporte (ASTT), Sheldon Sá, é importante recuperar espaços para pedestres e ciclistas, que foram perdidos com o aumento do uso dos veículos motorizados. “A bicicleta era um meio de transporte e acabou virando apenas um meio de lazer. Talvez porque o ciclista é a parte mais frágil do trânsito. Temos que trabalhar essa conscientização do uso das vias. É preciso mais respeito”.

Usar a bicicleta ao invés do automóvel para ir ao trabalhar gera economia, saúde e facilidade para estacionar. O técnico em eletrônicos Célio Correia, 34 anos, percorre oito quilômetros para ir e voltar do trabalho há dois anos e meio. Sempre ligado no trânsito, atravessa trechos de grande fluxo, como a Rua Alfredo Nasser. Ele diz conhecer os perigos do trânsito e nunca ter passado por situações de acidente, mas já viu o guidão da bicicleta da esposa, Karine, ser tocado por um retrovisor.

“Tem motorista que não respeita a distância, então é preciso estar bem atento, dirigindo por si e pelos outros. Apesar disto, eu gosto demais de ir trabalhar de bicicleta. Acordo um pouco mais cedo para ir, chego mais disposto e é bem mais fácil de estacionar. É só colocar a bicicleta no pátio da empresa. Além disto, tem o lazer, que já virou coisa de família”. Célio faz parte de um grupo de ciclistas que pedalam até 100 km por dia, junto com a mulher e sua filha mais velha.

Participantes do Evento

Participaram do evento, cinco grupos de ciclistas do Tocantins, os  MTBikers, Batom do Cerrado, Amigos do Pedal, Tribo do Pedal e Cross Trilha. E mais um de maratonistas,  Futuros Atletas. O assistente administrativo Renato Paixão, 30 anos, fez sua primeira corrida junto ao grupo de maratonistas. Ele conta que voltou a correr há dois meses e agora não irá parar mais.

“Já faz um bom tempo que eu corro, mas sempre desistia. Agora, com a Via Lago, já faz dois meses que peguei firme e há três semanas eu estou conseguindo correr todos os dias. Acho que porque tem mais espaço e é bem nivelada. É muito bom correr aqui”. Renato já fez seu cadastro para participar do grupo Futuros Atletas, que atualmente conta com mais de 200 maratonistas. 

A Campanha

Em Araguaína, a campanha é promovida pela Agência de Segurança, Transportes e Trânsito (ASTT) da cidade, em parceria com o Detran e Policia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192), além de instituições, empresas e entidades.

Com o tema “Nós somos o trânsito”, a ASTT e parceiros levam à comunidade, durante todo o mês de maio, orientações de segurança no trânsito, com blitzen, ciclos de palestras, distribuição de panfletos, caminhadas e outras atividades.

Nesta semana, estão programadas blitz educativas nas Avenidas Cônego João Lima e Marginal Neblina; atividades práticas de educação no Trânsito e ciclo de palestras em escolas municipais.