Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Entre os dias 21 e 25 de maio o Campus Palmas, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), realiza a III Semana da Física, com o tema César Lattes e o Méson Pi – 70 anos. 

Na programação do evento estão palestras, minicursos e oficinas. Durante o evento serão abordados temas como Ensino de Ciências e Matemática, utilização de TICs no processo de ensino aprendizagem, participação do Tocantins nas Olimpíadas Brasileira de Física, além de outros. Os minicursos serão voltados à formação inicial e continuada de professores.

Experimentos

No período de 22 a 24 de maio, das 14h às 18h, será realizada a III Mostra de Experimentos de Física com a exposição de experimentos produzidos pelos estudantes do curso de Licenciatura de Física do Campus Palmas, oficinas e atividades voltadas para alunos das redes pública e privada da cidade de Palmas e entorno.

Entre os vários experimentos que os visitantes poderão conhecer na Mostra estão a Bobina de Tesla, um transformador ressonante capaz de criar raios. Outro experimento que será mostrado é o tubo de Ruben, por meio do qual é possível "enxergar o som" através do fogo ou as "chamas dançantes". 

Semana da Física

A Semana da Física é aberta a toda comunidade e tem o objetivo de divulgar conhecimento científico, contribuir com a formação inicial e continuada de professores, além de promover a interação entre os estudantes e professores do IFTO e de demais instituições, bem como entusiastas da Física e ciências em geral. O evento é organizado e promovido pelos e estudantes e professores do curso de Licenciatura em Física do Campus Palmas do IFTO.