Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com informações voltadas para a área da piscicultura e aproveitamento integral dos alimentos na agricultura familiar, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove, nestas quinta e sexta-feira, 24 e 25, cursos e palestras, em Brejinho de Nazaré, município localizado a 100 km de Palmas. As ações fazem parte da programação da 37ª Festa do Vaqueiro, que ocorrerá de 24 a 26 de maio no Parque de Exposição Agropecuária da cidade.

De acordo com a extensionista, Cássia Sobreira Bento, nesta quinta-feira, 24,  serão realizados curso de aproveitamento integral dos alimentos e palestra de apoio à comercialização do pescado, no Centro Tecnológico de Brejinho.

“Os objetivos do Ruraltins são incentivar a produção e a geração de renda e inserir o peixe em outros mercados. O público dessa ação é composto por membros da associação de pescadores de Brejinho  de Nazaré, que já fazem parte do Projeto de Apoio à Comercialização do Pescado da Pesca Artesanal no Tocantins, realizado pelo Ruraltins e parceiros. Na oportunidade, também será emitida a Declaração jurídica de Aptidão ao Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] para a Associação de Pescadores de Brejinho”, pontuou a extensionista, acrescentando que esse projeto, com foco na agricultura familiar, visa garantir a aquisição de peixes aos piscicultores, via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade compra direta com doação simultânea.

Ainda segundo Cássia Sobreira, o Ruraltins ministra na sexta-feira, 25, palestra sobre sistema de produção de peixe em tanque-rede e curso sobre sisteminha de produção integrada de alimentos da Embrapa.

Festa do vaqueiro

A tradicional Festa do vaqueiro ou Missa do Vaqueiro teve início em 1982, em homenagem a São Sebastião, como também ao homem do campo na pessoa do vaqueiro.