Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Obmep oportuniza aos alunos chances de participar do Programa de Iniciação Científica

A Obmep oportuniza aos alunos chances de participar do Programa de Iniciação Científica Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A Obmep oportuniza aos alunos chances de participar do Programa de Iniciação Científica A Obmep oportuniza aos alunos chances de participar do Programa de Iniciação Científica

No próximo dia 5, será realizada a 1ª fase das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, estão inscritos 186.296 alunos de 704 escolas representando os 139 municípios tocantinenses.

No Brasil, são mais de 18 milhões de alunos de 54.496 escolas inscritos na Obmep. Este ano, segundo a equipe organizadora, foram registrados estudantes de 5.539 municípios brasileiros, o que corresponde a 99,46% dos municípios. As escolas inscritas receberam material de apoio para estudos.

O professor de Matemática, Werley Sales da Silva, da Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, de Araguaína, contou que está planejando um estudo mais intenso para os alunos que irão fazer a prova. “Estamos confiantes, porque no primeiro ano que participamos conseguimos duas medalhas de bronze. Os alunos estão motivados, eles aproveitam o período do recreio para tirar dúvidas, as redes sociais para estudar, e também pesquisam no site da Olimpíada”, explicou.

O estudante, Vinicius Alves Botelho, falou sobre a sua expectativa em relação à olimpíada. “Tenho interesse em fazer a prova, porque gosto de Matemática, acho uma disciplina divertida. Fazer a Obmep e alcançar bons resultados pode nos levar a conhecer novas pessoas e nos proporcionar um futuro melhor. Utilizar o material da Olimpíada também nos ajuda a aprender mais Matemática, porque é um material mais avançado”, frisou.

Prova

A prova será realizada na terça-feira, 5, no horário marcado pela escola. A Olimpíada será realizada em três níveis, o primeiro, com alunos matriculados do 6º ao 7º ano do ensino fundamental; o 2º nível, do 8º ao 9º ano do ensino fundamental; e o 3º, com estudantes do ensino médio.

A prova terá questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório, com 20 questões elaboradas, tendo como referência os conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Premiação

A Obmep oferecerá aos alunos classificados 500 medalhas de ouro; 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze. Também serão concedidos 46.200 certificados de Menção Honrosa.

Iniciação Científica

Todos os estudantes matriculados em escolas públicas e que forem premiados com medalhas poderão se inscrever no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Serão concedidas bolsas de iniciação científica a 6.500 alunos.

A Obmep

A olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).