Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Qualquer pessoa poderá acompanhar a auditoria no dia da eleição Qualquer pessoa poderá acompanhar a auditoria no dia da eleição

Para a auditoria da votação eletrônica que será realizada no dia da Eleição Suplementar, domingo, 3 de junho, já está sendo preparada a montagem do ambiente. O treinamento com a equipe de apoio foi realizado nesta sexta-feira, às 14h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). 

Na última segunda-feira, 28, a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas esteve no Colégio Militar de Palmas para coletar as cédulas de votação em papel, preenchida pelos alunos. As cédulas foram inseridas em uma urna lacrada e estão guardadas até o dia da eleição.

No sábado, 2, às 8h, serão sorteadas três urnas eletrônicas e no domingo, 3T, esses votos vão ser inseridos nos equipamentos sorteados, e dessa forma, poderá ser comprovado que os votos inseridos nas urnas terão o mesmo resultado das cédulas de papel, demostrando assim o funcionamento eficaz e seguro da votação eletrônica.

Qualquer pessoa poderá acompanhar a auditoria no dia da eleição, realizada  no auditório do TRE-TO, ou assistir ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no youtube.com/justicaeleitoralto.

Comissão

A Comissão é presidida pelo juiz de direito Marcelo Faccione, tendo como integrantes os servidores representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação, Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva, titular, e Valdenir Borges Júnior, suplente; representante da Secretaria Judiciária, Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, titular, e Aimone Márcio De Moraes Bandeira, suplente; representante da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kathiene Pimentel Da Silva, titular, e Elisângela Dias Nascimento, suplente; representante da Corregedoria Regional Eleitoral: Josué Batista de Oliveira, titular, e Ivana Aparecida Rosa Leão Rezende, suplente.

Acompanhamento dos Trabalhos

Os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento da Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades poderão indicar representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.