Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os tocantinenses irão voltar às urnas no dia 24 de junho para decidir no segundo turno quem irá governar o Estado até o fim do ano. A disputa está entre Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR) que foram os mais votados na eleição deste último domingo, 3.

Os candidatos que passaram ao segundo turno já podem retornar as campanhas e, agora, além da busca pelo voto dos eleitores, eles deverão se desdobrar para conseguir agregar o apoio dos adversários derrotados no primeiro turno. Os votos de Carlos Amastha (PSB), Kátia Abreu (PDT), e Márlon Reis (Rede) totalizam mais de 45% dos votos válidos e podem fazer diferença na votação do segundo turno.

A assessoria de comunicação de Carlos Amastha já informou que o candidato irá analisar a situação e deverá divulgar seu posicionamento na próxima quarta-feira, 6, em uma entrevista coletiva à imprensa. 

Márlon Reis terá uma reunião na noite desta segunda-feira, 4, para definir se manifestará ou não apoio a um dos dois candidatos à disputa em segundo turno. Já a senadora Kátia Abreu e Mário Lúcio Avelar ainda não se posicionaram sobre o assunto.

Além da disputa pelo apoio dos adversários políticos, Carlesse e Vicentinho também deverão correr atrás também dos votos brancos, nulos e das abstenções que, juntos, totalizaram mais de 50%. Para isso os candidatos têm, segundo o calendário eleitoral, até o dia 23 de junho para demonstrar aos eleitores e adversários suas habilidades políticas.