Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O livro tem como público alvo, produtores rurais, técnicos e empresários que queiram investir no setor

O livro tem como público alvo, produtores rurais, técnicos e empresários que queiram investir no setor Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro O livro tem como público alvo, produtores rurais, técnicos e empresários que queiram investir no setor O livro tem como público alvo, produtores rurais, técnicos e empresários que queiram investir no setor

Com proposta de promover o acesso às informações sobre o diagnóstico da oferta e demanda de ovinos e caprinos na região central do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), disponibiliza a versão digital do livro “Diagnóstico da oferta e demanda de ovinos e caprinos para processamento de carne, pele e leite na região central do Tocantins”. O livro traz um diagnóstico completo da ovinocaprinocultura na região central do Estado.

O livro é de autoria do engenheiro agrônomo, André Sório, sob a coordenação da médica veterinária Érika Jardim, e do gestor público Thiago Pereira, com colaboração de uma equipe da Seagro. A consultoria para realização do diagnóstico foi contratada pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro, através do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS). Os parceiros para o desenvolvimento do estudo são o Instituto de desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

O estudo traz o levantamento atualizado do rebanho, produção, consumo, comércio exterior, quantidade de criadores e analisa a cadeia produtiva, os ambientes organizacional e institucional e o sistema agroindustrial da carne ovino do Estado, entre outros assuntos. Traz também uma proposta de ações para o sistema agroindustrial da ovinocaprinocultura no Tocantins. A pesquisa foi realizada em 2017.

O livro está disponível no endereço https://seagro.to.gov.br/pdris/livro/

Importância

O livro tem como público alvo, produtores rurais, técnicos e empresários que queiram investir no setor. A linguagem é simples, e para facilitar o entendimento, traz ilustrações como fotografias, mapas e gráficos. “Além disso, para incentivar o setor, traz uma série de sugestões de políticas públicas e de informações sobre produção e ações tributárias e fiscais, tentando solucionar os gargalos da cadeia produtiva no Tocantins”, enfatiza a diretora de Políticas para Pecuária da Seagro, Érika Jardim.