Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Podem participar, estudantes do ensino médio de escolas públicas ou particulares

Podem participar, estudantes do ensino médio de escolas públicas ou particulares Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro Podem participar, estudantes do ensino médio de escolas públicas ou particulares Podem participar, estudantes do ensino médio de escolas públicas ou particulares

A 14ª edição do Concurso Histórico Literário Caminhos do Mercosul está com as inscrições abertas até 2 de julho. Podem participar alunos do ensino médio de escolas públicas ou privadas e que tenham nascido entre os anos de 2001 e 2002. Neste ano, os estudantes interessados em competir deverão produzir textos sobre o tema “100 anos da Reforma Universitária: o movimento que transformou a educação universitária na América Latina”. Os autores dos três melhores trabalhos serão premiados com uma viagem acadêmica e cultural à Argentina, em outubro de 2018.

O concurso tem como objetivo fortalecer a identidade dos jovens dos países-membros do Mercosul, ampliando os conhecimentos, desenvolvendo a integração regional, respeitando e promovendo a diversidade cultural e a cultura de paz entre os povos. Promovido pelo Ministério da Educação da Argentina, no Brasil ele é gerenciado pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação.

Os alunos devem elaborar trabalhos originais nos seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (narração, contos curtos). Eles podem escolher subtemas relacionados a movimentos estudantis surgidos a partir da reforma de 1918, atuação de líderes estudantis na América Latina, alcance e influências do movimento estudantil nas universidades argentinas e latino-americanas, e compromisso da universidade na América Latina em defesa da democracia.

Para se inscrever, é necessário reunir o texto e os documentos exigidos pelo edital digitalizados, em formato PDF, preencher o formulário de inscrição com as informações requeridas e enviar, para o e-mail ai@mec.gov.br. No assunto da mensagem, o aluno deve escrever “Inscrição Concurso Caminhos do Mercosul 2018”. O resultado será divulgado no dia 27 de julho.

Acesse aqui o regulamento completo.