Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran - TO) informou nesta quarta-feira, 6, que estão circulando mensagens, via redes sociais, ofertando serviços fornecidos pelo órgão, que seriam a isenção de multas, retirada de pontos da carteira, liberação de débitos de veículos com 50% de descontos, vendas de carros e também de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O órgão informa que não envia mensagens via rede social para nenhum usuário do sistema e a prática é criminosa, devendo os usuários ficarem atentos.

“Perfis falsos no aplicativo Whatsapp, com nomes e fotografias de terceiros, retiradas das redes sociais ou portais na internet, são utilizados para tentar se associar ao Detran-TO e enganar o cidadão. Portanto, se você receber mensagens com teor semelhante aos listados acima, entre em contato conosco e denuncie”, afirma o Detran em nota.

Conteúdo da mensagem

O criminoso inicia o diálogo explicando que tais serviços já estão prontos e o valor cobrado já está na conta. Contudo, o golpista faz-se de inocente, como se a conversa estivesse ocorrendo com a pessoa errada e assim inicia um diálogo com a vitima e transmite a mensagem desejada.

Investigação

O Serviço de Inteligência do Detran tem investigado o caso. A informação é que para o delito são utilizados chips de operadoras de telefonias com o código do Tocantins (63), porém, os criminosos são de outros estados ou estão localizados em penitenciárias.

O Detran ainda informa que está trabalhando em parceria com a Polícia do Tocantins e a Delegacia de Crimes Cibernéticos para solucionar o crime o mais breve possível.