Com um resultado positivo, os pequenos produtores rurais dos municípios de Miranorte e Augustinópolis devolveram mais de 4.500 embalagens nos dois pontos de devolução, com a participação de 165 agricultores nas edições do projeto de recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxico. O evento ocorreu nessa quarta-feira, 7, .
A ação contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), associações de revendas de agrotóxicos, prefeituras municipais e sindicatos rurais.
A supervisora da área vegetal da regional da Adapec de Araguatins, Érica Caetano, disse que em Augustinópolis, a participação dos produtores rurais na ação superou as expectativas. “Tivemos uma grande adesão dos produtores rurais ao projeto, isso, graças ao trabalho de sensibilização feito pela Adapec junto aos agricultores,” ressaltou ela.
O responsável Técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos, Juliano Milhomem reforçou a importância da participação dos produtores rurais no projeto. “Acompanhei a ação em Miranorte, região importante para nossa economia porque é polo de produção de abacaxi e banana e percebi o comprometimento dos produtores rurais com a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, e em sua maioria, dentro dos parâmetros legais que prevê a legislação, como tríplice lavagem”, destacou Juliano.