Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação O curso conta com a participação de 15 alunos O curso conta com a participação de 15 alunos

Iniciou nessa semana no município de Barra do Ouro, o Curso de “Trabalhador na Pré Limpeza e Secagem de Grãos e Oleaginosas”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Coordenado pelo presidente do Sistema Faet /Senar, Paulo Carneiro, o curso conta com a participação de 15 alunos incluindo produtores e trabalhadores rurais da região.

A capacitação está sendo realizada na Fazenda Terra Madre, através de uma parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, e a Prefeitura do município de Barra do Ouro, e tem como principal objetivo, atender a demanda dos participantes com informação e assistência técnica qualificada para a gestão das atividades desenvolvidas em seu dia-dia. 

Está sendo abordado durante o curso, as operações de secagem de grãos em unidades armazenadoras que são de extrema importância no "preparo" e na manutenção da qualidade do produto durante a armazenagem. A secagem é uma operação crítica que requer um cuidado especial para que se evite a secagem excessiva, desuniforme ou incompleta. 

Além disso, danos físicos (quebras e trincas) e fisiológicos (morte da semente) ocorrem em função da temperatura excessiva e dos estresses térmicos e hídricos; gastos excessivos de combustíveis; problemas com o meio ambiente; incêndios; cheiro de fumaça no produto; além de outros, tudo isso os alunos estão aprendendo na pratica como lidar com tais situações.  

Este curso tem por objetivo otimizar as referidas operações buscando-se economia e qualidade dos produtos, e atualização com as novas tecnologias e conceitos que hoje estão disponíveis no setor.


Para o instrutor do Senar, Gibson Neres Rufo, ele esclareceu que é fundamental, como precaução nessa atividade, que o trabalhador esteja familiarizado com os comandos e técnicas adequadas de como lidar com os grãos, ou seja, com a realização desse curso nesse município, irá proporcionar exatamente isso, a profissionalização nesse ramo desses produtores que precisam saber como funciona as técnicas adequadas de cada etapa. Finalizou o instrutor.