Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Tecnologias apropriadas aos agricultores familiares serão destaques do Circuito Tecnológico, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), durante a 23ª Expobrasil de Paraíso. A Expobrasil acontece entre os dias 8 a 17, deste mês, no Parque de Exposição Newton José de Morais. A abertura oficial do evento está prevista para umas 21h, da próxima quarta-feira, 13.

De acordo com a equipe técnica do Ruraltins de Paraíso, a ideia do circuito tecnológico é difundir e fazer chegar a um maior número de agricultores, as tecnologias desenvolvidas. Assim, o Ruraltins, por meio de suas unidades em parceria com Embrapa, realizará na quinta-feira, 14, a partir das 10h15, o circuito tecnológico, que mostrará diversas técnicas voltadas para a criação de peixes; sistema integrado para produção alimentos (Sisteminha Embrapa); sistema produtivo da cultura da mandioca; sistema integrado lavoura-pecuária, como também, Crédito Rural e apresentação de casos de sucesso, relacionados à recuperação e reforma de pastagem, na região central do Tocantins. Ainda como parte das atividades a serem apresentadas pelo Ruraltins na Expobrasil, será também realizada demonstrações práticas de adubação verde e defensivos naturais, funcionamento de um biodigestor; distribuição de mudas de árvores frutíferas e levantamento de demandas para inclusão de agricultores no Projeto Quintal Verde, desde que obedeçam aos critérios previstos.

“Nós do Ruraltins trabalhamos para que os agricultores possam ter um maior acesso às tecnologias que os ajudam no aumento da produção e produtividade, e consequentemente aumento de renda. A ideia do circuito tecnológico veio em função de aproveitarmos o grande número de produtores que visitam o Parque de Exposição neste período, em busca de novidades para o setor. Essa é uma oportunidade para que os agricultores conheçam as novas tecnologias que são desenvolvidas justamente para eles. Também contaremos com um estande para atendimento dos agricultores, a partir das 14h, do dia 11, sendo a expectativa de receber cerca de 300 agricultores”, comentou Rosiane de Souza Luz, responsável pelo regional do Ruraltins de Paraíso.

“A partir do momento em que novas tecnologias vão surgindo, nós da assistência técnica e extensão rural, temos a missão de fazer chegar as propriedades rurais alternativas tecnológicas, para que os agricultores de fato tenham acesso e implantem em suas propriedades. Quando se trata de novas tecnologias, a Embrapa é a nossa principal parceira, pois é por meio dos seus pesquisadores, que essas novas técnicas são estudadas e criadas, para que nós da extensão rural, possamos promover a difusão em todo estado, levando em consideração as potencialidades de cada município e vocação dos agricultores”, comentou a gerente de agropecuária do Ruraltins, Ana Clara Bohnen.

Expobrasil 2018

A expectativa do presidente do sindicato Rural de Paraíso Rogério Moraes dos Reis, é reunir cerca de 120 mil visitantes, durante os 10 dias do evento. Entre as atividades planejadas, estão: Feira de touros; Julgamento de animais; Torneio Leiteiro; Premiações; Leilões; Rodeio; Oficinas; Circuito Tecnológico; Palestras (Produção de bezerros com mais eficiência e maior produtividade; Impacto do uso de touros nelores melhoradores); Práticas sobre principais características morfológicas do reprodutor nelore; Programação artística nos dias 8, 9, 12, 13, 15 e 16; Shopping de vendas de várias raças, maquinas implementos agrícolas e automóveis, entre outros.