Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O aulão foi realizado pela primeira vez em Pedro Afonso

O aulão foi realizado pela primeira vez em Pedro Afonso Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro O aulão foi realizado pela primeira vez em Pedro Afonso O aulão foi realizado pela primeira vez em Pedro Afonso

O auditório do Tiro de Guerra de Pedro Afonso ficou lotado durante o primeiro aulão do #ToNoEnem, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Mais de cem alunos assistiram a aulas de revisão de Química e História na sexta-feira, 8, para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em novembro.

Com bastante disposição para o curso, a aluna Isabel Cristina Ferreira de Castro assistiu atenciosamente à aula. “Com esse aulão, podemos revisar e priorizar os conteúdos que são mais cobrados na prova", disse. A estudante ressaltou a abordagem do professor de Química, Paulo Monteiro. Segundo ela, foi uma aula divertida e com muita interação. “Ele trabalha de forma interessante, usa exemplos práticos e nos motiva a aprender sempre mais”.

Esta é a primeira vez que o aulão ocorre em Pedro Afonso, e a comunidade escolar tem se empenhado para que os alunos participem. “Nós trabalhamos este reforço de forma contínua, por meio de atividades nos contraturnos, e além dos simulados encaminhados pela Seduc, as unidades escolares elaboram atividades para avaliar o aluno e recuperar as áreas com déficit”, concluiu Maria Lúcia Pereira dos Santos, diretora regional de Educação de Pedro Afonso.

 O subsecretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Robson Vila Nova, que esteve na abertura do aulão, frisou que o projeto tem sido um sucesso.  “Os alunos estão motivados e felizes com esta oportunidade. Daremos o suporte para eles se prepararem para o Enem e vestibulares para que, assim, possam ingressar na universidade e no mundo do trabalho”, afirmou.

A técnica do Censo Escolar da DRE de Pedro Afonso, Virna Alves de Abreu, disse que as aulas foram objetivas e despertaram o interesse do aluno. “Além das questões relacionadas aos conteúdos, o professor Paulo Monteiro trabalhou com os alunos a importância do conhecimento, que gera bem estar social, econômico e contribui para o crescimento do indivíduo”, frisou.

Klenes dos Santos Pinheiro, diretora do Colégio Estadual de Itacajá, ressaltou que este momento é ímpar na vida escolar dos estudantes. “Acredito que este aulão causará um impacto positivo na aprendizagem dos alunos e na preparação para exames de ingresso nas universidades”, reforçou.

Aulão do Enem 2018

Iniciado em maio, o aulão atende estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio. As aulas ocorrem todos os sábados nos municípios sede das 13 Diretorias Regionais de Educação.

Quem deseja participar do aulão do Enem pode fazer as inscrições semanalmente por meio do site www.seduc.to.gov.br. A cada sábado é realizado aulas de duas disciplinas distintas.