Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Técnicos da extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam do 5º módulo de capacitação de Boas Práticas Agrícolas e de Beneficiamento das culturas do arroz, feijão e mandioca. A capacitação ocorre em Palmas, no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, até esta quarta-feira, 13, das 8 às 18h.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ruraltins. Na capacitação, que envolve 50 técnicos, constam palestras sobre as cultivares de arroz indicadas para o Tocantins, controle de pragas, doenças, sistemas de produção de arroz irrigado, plantio direto na palha, produção agroecológica e cultivos associados, zoneamento agrícola e máquinas de pequeno porte para beneficiamento de arroz nas pequenas propriedades.

O curso de capacitação faz parte das ações do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas do feijão, arroz e mandioca no Tocantins. O projeto atua em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) distribuídas em municípios  das regiões de Araguaína, Araguatins, Miracema e Paraíso do Tocantins. “Esse módulo é fruto do convênio nº 821819/2015 entre a Seagro e o Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo como objetivo incentivar a formação de técnicos especializados para fomentar a produção das cadeias produtivas do arroz, feijão e mandioca”, destacou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ruraltins, Edmilson Rodrigues”.

O presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Júnior, participou da abertura do 5º módulo, ocorrido na manhã desta terça-feira,12, e destacou a parceria entre os órgãos. “É a pesquisa e a extensão rural todos juntos buscando melhorias, inovações tecnológicas e os resultados das ações no campo. É gratificante ver todos esses grupos juntos envolvidos, pois esse é caminho da extensão em nosso país, e que faz a diferença na vida do agricultor familiar”, observou o presidente.

Dia Técnico

Na próxima quinta-feira,14, no Centro Agrotecnológico de Palmas, local onde acontece a Agrotins, será realizado o Dia Técnico das Culturas do Arroz e Mandioca, das 8 às 12h, envolvendo as boas práticas no cultivo da mandioca, controle de plantas daninhas,  tecnologias no cultivo do Arroz para recuperação de áreas com baixa capacidade de produção, dentre outros temas.