Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Se há algo em comum entre as pequenas e grandes cidades brasileiras, é que têm campos de futebol, sejam grandes estádios ou campinhos de várzea. E, estimulando pequenos ou grandes times, pessoas que se organizam em torcidas apaixonadas, que se mantem fiéis, apesar dos resultados obtidos. É este o mote da Mostra de Cinema “Brasil, o País do Futebol”, que será exibida no Cine Cultura, de 13 a 16 de junho, às 18h30.

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o Cine Cultura exibirá curtas, de até 25 minutos, sobre o futebol e o regionalismo das torcidas no Brasil. As exibições são gratuitas, às 18h30, sempre antes de um filme da programação semanal.

Filmes

A história do Ibis Esporte Clube, afamado como "pior time do mundo", título registrado até mesmo no Livro dos Recordes é retratada no curta “Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem.

A Mostra traz ainda o filme “Loucos de Futebol’, sobre a torcida do Fortaleza Esporte Clube, atual líder da série B; “Barbosa”, a história da falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã e “Gaviões”, o cotidiano da maior torcida organizada do Corinthians.

Confira a Programação

Quarta:  13-06- 18h30- Barbosa -  Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado.

Quinta: 14-06-18h30 - Mauro Shampoo - Jogador, Cabelereiro e Homem- Leonardo Cunha Lima.

Sexta: 15-06-18h30 - Loucos de Futebol, Halder Gomes.

Sábado: 16-03- 18h30 – Gaviões- André Klotzel

Sinopses

Barbosa

Rapaz volta a 16 de julho de 1950 para tentar evitar a falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã.

Mauro Shampoo - Jogador, Cabelereiro e Homem

Mauro Shampoo, cabeleireiro e ex-jogador de futebol, ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club conhecido como o Pior Time de Futebol do Mundo.

Loucos de Futebol

O filme retrata de forma autêntica e divertida o universo do torcedor e suas loucuras, angústias, frustrações e alegrias. Várias mini-histórias provam que o esporte mais popular do mundo é muito mais do que jogadores correndo atrás de uma bola.

Gaviões

Misturando documentário e ficção, o filme é uma crônica do cotidiano da maior torcida organizada do Corinthians.