Cultura

Foto: Arquivo/Agência A Tarde Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba, foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba, foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional

Em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), M. Buda, CM AsaDelta e CM Cego (Terreiro de Capoeira), realizam nessa sexta-feira e sábado, 15 e 16, respectivamente, o evento Tributo a Mestre Bimba. O evento comemora o Centenário da Capoeira Regional e homenageará os discípulos do Mestre Bimba por serem peças fundamentais na difusão da Capoeira Regional criada pelo mestre, transmitindo a Capoeira para as novas gerações, perpetuando assim o legado e imortalizando a pessoa de Mestre Bimba.

Já confirmaram presença no evento entorno de 150 capoeiristas, dos quais mais de 20 mestres são de 9 estados do Brasil e também do exterior.

Na sexta-feira, 15, a programação será realizada na Casa Mestre Buda, localizada na 409 norte, Alameda 28. Já no sábado, 16, o Tributo será acontecerá no CUICA/UFT.

Programação

A programação do evento será voltada para oferecer aos participantes o seu fortalecimento e crescimento no papel social como ator na construção de sua comunidade, oferecendo aulas práticas com Mestres conceituados internacionalmente e debates com mestres especialistas, definindo estratégias para aprimorar o papel da capoeira em sua contribuição ao desenvolvimento da sociedade brasileira, tendo como base o legado pedagógico desenvolvido e hoje perpetuado em mais de 200 países pelo Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional.

Na comemoração também será lançado o DVD “Do Tributo ao Palmas para Capoeira”, sendo o primeiro DVD de uma série de eventos produzidos em Palmas no período de 2013 a 2017.

Mestre Bimba

Em 1918 (há exatamente 100 anos atrás) Manoel dos Reis Machado resolveu iniciar uma revolução que mudaria a história da Capoeira para sempre. Não contente com os rumos que a Capoeira estava tomando, boa parte pela repressão, afinal ela era proibida pelo Código Penal Brasileiro no capítulo XIII, artigo 402 que tratava dos ‘’ vadios e capoeiras’’.

Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, era um guerreiro, um lutador, integrante de uma geração que mudou a cultura negra nas Américas, considerado um dos heróis negros do Brasil, criou um método de ensino da capoeira, que hoje é à base de todos os outros métodos desenvolvidos pelos mais variados mestres da atualidade, grande responsável pela descriminalização da capoeira, proporcionando o ensino da mesma para todas as classes sociais, lutando contra todos os tipos de preconceitos, se tornando assim uma referência de educador.