Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Com apoio da prefeitura de Dianópolis, aconteceu nesse final de semana, a II edição do Desafio Duro Race de MTB XCM na Terra das Dianas. Prova ranqueada pela federação estadual e nacional, reuniu atletas dos Estados de Tocantins, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal, com a participação de ciclistas consagrados no MTB (Mountain Bike) nacional e internacional.

O evento teve abertura no sábado, com palestra de incentivo à prática de esporte com o atleta “Brou Bruto”, incentivador da modalidade no País. Além da palestra, foi apresentado um esboço sobre o percurso da prova, dividida em duas trilhas, com percurso fechado de 80 quilômetros e percurso reduzido de 40 quilômetros.

Cerca de 200 atletas (masculino e feminino), largaram na manhã de domingo, disputando premiação em 17 categorias. Sem muita dificuldade, o campeão mundial na categoria Master/2011 e atual campeão das Américas no "Brasil Ride", Mário Antônio Veríssimo, venceu a prova na categoria elite, fechando o percurso de 80 quilômetros em um tempo recorde de 2h39 minutos, com média de 30 quilômetros por hora. “A organização está de parabéns. Me deparei com uma das trilhas mais difíceis, com níveis de dificuldade bem elevadas, exigindo muito do atleta”, avaliou Veríssimo.

Na elite feminina, a campeã foi a atleta Débora Ferreira da Silva, da cidade de Paraíso do Tocantins, fechando o percurso em 3h49 minutos, com média de 20 quilômetros/hora. O destaque também foi para os atletas da casa, que somaram  16 pódios, com destaque para o garoto Leonardo Murilo Sehn, que vem despontando no MTB no Tocantins, faturando várias provas disputadas dentro e fora do estado.

Com um tempo de 1h54 e média de 20 quilômetros por hora, Leonardo foi o campeão da categoria iniciante/reduzido, liderando a prova de ponta a ponta, chegando com diferença de 2 minutos do segundo colocado, Josafá Júnior, da cidade de Porto Nacional.

Elizete Guesser Sehn, mãe do atleta Leonardo, que disputou pela categoria Feminino Master Reduzido, venceu a prova com tempo de 02h45, média de 14,5 quilômetros/hora.

Na categoria dupla mista reduzido, o casal Guilherme Aires e Vivian Maria conquistaram o pódio com média de 19 quilômetros/hora. Na categoria Nelore, o atleta Dianopolino Luan Bonfim, consagrou-se campeão, com tempo de 2h07.

Para a organização, o evento superou as expectativas. “Só temos a agradecer aos parceiros, a Federação Estadual, que acreditaram e aos atletas que se preparam para disputar essa prova. Estão todos de parabéns. Dianópolis vem se destacando no MTB e comprovando em cada competição, o nível e potencial dos nossos atletas”, destacou André Cavalari.

O presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), Marcelo Leão, falou sobre a importância de Dianópolis, dentro do esporte de MTB no Tocantins. “Dianópolis está à frente quando o assunto é realização de eventos, com provas em destaque, a exemplo do primeiro circuito municipal de MTB e com o Duro Race, que atrai atletas de vários estados. Esse evento vale pelo ranking nacional e estadual, para os atletas federados. A organização está de parabéns pela brilhante competição. A FTC está à disposição sempre”, disse.

O prefeito Padre Gleibson Moreira, acompanhou a realização da prova e destacou também a potencialidade de Dianópolis, que vem despontando na pratica do MTB. “É um esporte em constante crescimento em nossa cidade. Valorizar e potencializar eventos como este, nos credita ainda mais como uma cidade com várias opções, seja no turismo, na pratica de esportes radicais e em tantas outras realidades. A prefeitura é parceira do esporte e vai continuar investindo no desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Duro Race

O evento reuniu cerca de 200 atletas e contou com premiação de R$ 10 mil em prêmios, divididos em 17 categorias, além de medalhas e troféus, com dois percursos, divididos em 80 e 40 quilômetros, com níveis de elevação chegando à quase 2 mil metros. O Duro Race, contou com participação e exposição da Cannondale Demo Tour, a carreta da Cannondale, que pela primeira vez se deslocou para uma cidade do interior, com menos de 200 mil habitantes.