Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Adapec/Governo do Tocantins

Foto: Adapec/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) publicou na sexta-feira, 15, a portaria nº 172/2018, que autoriza a prorrogação da janela de plantio da soja nas várzeas tropicais tocantinense que encerraria no dia 15, estendendo até o dia 25 de junho. A decisão veio após a solicitação feita pelos produtores rurais que cultivam a oleaginosa naquela região e estudo técnicos da Agência.

Entre as razões apontadas pela Adapec na portaria, estão a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado do Tocantins; a necessidade de estabelecer uma ação sistemática para prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja (Phakopsora pachyrhizi) no Estado e estar sempre revendo, adequando e atualizando as condutas conforme as exigências que surgem.

O gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo, explicou que compete a Adapec a execução da defesa sanitária vegetal do Tocantins e, por isso, o órgão levou em consideração as dificuldades de preparo do solo devido à atipicidade climática e o Decreto 5.785/18 que declara situação de emergência nos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins.

“Avaliamos a situação apresentada no requerimento da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e entendemos que as alegações apresentadas eram justas, sem prejuízos na programação de monitoramento de pragas, pois foi mantido o prazo de colheita para o dia 10 de outubro, em razão do compromisso de plantio de variedades de ciclo precoce”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A portaria estabelece que fica a cargo do produtor que realizar o plantio a responsabilidade do direcionamento de materiais precoces para a finalização de plantio, bem como o risco relacionado às condições de irrigação.

Várzeas Tropicais

A região de várzeas tropicais compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré e na safra de 2017 foi plantada uma área de 56 mil hectares de soja.

Tags: Adapec, campo