Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), coordenado pelo presidente, Paulo Carneiro, realizou em Barra do Ouro no município de Araguaína, na fazenda Terra Madre, o curso de Trabalhador na Segurança do Trabalho, aplicação de Agrotóxico para 15 alunos da região. A intenção é que os agricultores e trabalhadores rurais aprendam a utilizar corretamente os agrotóxicos aliando a preservação do meio ambiente e a proteção à saúde tanto do aplicador quanto do consumidor final.

Durante as aulas, os participantes do curso aprendem sobre como preservar o meio ambiente, a utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), noções de primeiros socorros, regulagem e manutenção de equipamentos, aplicação correta de agrotóxicos, conceitos de toxicidade, e noções quanto às leis que regulamentam o uso desses produtos.

Segundo o instrutor Aridouglas dos Santos Araújo “Todos os agrotóxicos são potencialmente perigosos, e seu uso indiscriminado pode causar danos irreparáveis, porém, um dos objetivos do curso é ajudar o produtor a utilizá-lo de maneira correta, para assim ele se tornar um importante aliado no combate de pragas às técnicas corretas colocadas em práticas será o sucesso profissional desses trabalhadores”, comentou o instrutor.

Segundo o aluno Caciano da Silva Araújo, esse curso despertou nele ainda mais o interesse nos cuidados necessários para se manusear os produtos com cautela e muito cuidado. “Hoje eu sei os principais cuidados que devo ter com cada produto como: Interpretação do rótulo dos agrotóxicos, inseticida, fungicida, acaricida, herbicida, adjuvantes e outros, conhecer melhor das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos, rotulagem e sinalização das áreas de risco, sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros socorros, contato com a pele, contato com os olhos, ingestão, inalação. Me sinto mais preparado para colocar em pratica tudo que foi me repassado ”, disse o aluno.