Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Wesley Silas/ Atitudeto Polícia Federal cumpriu 10 mandados em Cariri Polícia Federal cumpriu 10 mandados em Cariri
  • Município de Cariri no sul do estado

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira, 20, uma operação em Cariri, município na região sul do Estado, para investigar supostos crimes eleitorais ocorridos no ano de 2016. Segundo a PF os policiais cumprem na cidade 10 mandados de busca e apreensão emitidos pela justiça eleitoral.

A polícia investiga uma suposta doação de lotes em troca de votos durante as eleições municipais daquele ano. As doações teriam sido feitas pelo prefeito à época e candidato à reeleição, José Gomes, o Zé da Máquina.

O então prefeito teria doado para cada vereador 15 lotes que poderiam ser distribuídos como os vereadores bem entendessem em troca de votos. Oito vereadores também são investigados, mas os nomes não foram divulgados.

O ex-prefeito é alvo de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2017 por improbidade administrativa. Na época Gomes enviou à Câmara Municipal um projeto de lei para a criação de loteamentos clandestinos e a doação de mais de 300 lotes de forma irregular.

Zé da Máquina concorreu às eleições de 2016 pelo PSD, mas perdeu para o atual prefeito Júnior Marajó (PV).

A operação realizada nesta quarta-feira recebeu o nome de Primavera. O Conexão Tocantins tentou contato com José Gomes mas não conseguimos localizar o ex-prefeito.