Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tony Winston

Foto: Tony Winston

O Tocantins criou 1.013 vagas de emprego com carteira assinada no mês de maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Esse saldo é o resultado da diferença entre admissões e demissões no período, que cresceu 143,5% em comparação aos números de abril.

O cadastro destaca, ainda, a variação de sete municípios. Entre eles, Paraíso do Tocantins foi o que registrou o maior número de assinaturas de carteira de trabalho (551), enquanto Palmas apresentou saldo de 440 vagas. Já Colinas do Tocantins foi a única cidade (entre as sete) com resultado negativo (-16).

Setores

O setor do Comércio apresentou mais desligamentos que contratações em maio, o que resultou em um saldo negativo de -89. Na contramão, o setor de serviços criou 33 novas vagas, com destaque positivo para o segmento de serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação, com 109 postos.

Cenário Nacional

Em maio, foram criados 33,6 mil novos postos no Brasil. Na diferença entre admissões e demissões, o setor da agropecuária destacou com 29,3 mil vagas. Em seguida, vêm os setores de serviços (18,6 mil), construção civil (3,1 mil), serviços industriais de interesse público (555), administração pública (197) e de atividade extrativa mineral (230). Já o comércio e a indústria de transformação tiveram saldo negativo de 11,9 mil e 6,4 mil vagas.