Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma nova forma de cadastro de projetos para acesso às linhas de crédito do Programa Nacional Agricultura Familiar (Pronaf), via sistema aplicativo do Banco da Amazônia, será apresentada a mais de setenta extensionistas rurais do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), de todo Estado, durante treinamentos que já iniciaram e estão sendo realizados por instrutores do próprio Ruraltins. 

A programação está dividida entre os dias 26 de junho a seis de julho, nos municípios de Araguatins, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional e Taguatinga.

De acordo Mário Célla, gerente de crédito rural no Ruraltins, serão capacitados dez técnicos em cada região, que posteriormente serão multiplicadores em todo estado. O novo sistema é uma demanda do Banco da Amazônia junto ao Ruraltins, que visa agilizar as propostas apresentadas pelos agricultores que buscam acessar as mais diversas linhas de créditos ofertadas.

“A partir de agora, com o novo sistema, as propostas apresentadas poderão  agilizar em até noventa dias ou mais. Todo projeto de crédito rural só será aceito no banco, via esse novo sistema que inicia na propriedade do agricultor com um pré-cadastro e foto do beneficiário, com um cadastro digital que possibilita rapidez na aprovação”, comentou o gerente, reforçando que esse novo formato entrará em vigor nos próximos dias.

Os treinamentos estão sendo ministrados pelos profissionais, Rafael Massaro Marcos Aurélio, Gleison Dias e Roberto Martins, ambos servidores do Ruraltins que também receberam capacitação sobre o novo sistema.

Data por Regional

Araguatins (26 e 27.06); Miracema (27 e 28.06), Araguaína (28 e 29.06); Gurupi (03 e 04.07); Paraíso e Taguatinga (05 e 06.07) e Porto Nacional (28 e 29.07).