Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico nesta promove quinta-feira, 5, uma mobilização nacional com divulgação de uma carta de posicionamento reforçando a importância do Sistema Nacional de Fomento (SNF). No Estado é Agência de Fomento que representa este setor tão importante para o desenvolvimento econômico do país.

De acordo com o documento, é preciso reconhecer que o Brasil possui uma rede consolidada de fomento e, neste contexto, ele propõe o alinhamento das políticas econômicas junto ao SNF para definição de ações para o avanço socioeconômico do país.

A Carta foi construída com base em entrevistas com os 31 associados da ABDE (bancos de desenvolvimento regionais e estaduais), bancos públicos federais e agências de fomento, bancos comerciais com carteira de desenvolvimento, bancos cooperativos, além da Finep e do Sebrae.

Estas instituições são responsáveis por mais de 54% de todas as operações de crédito do sistema financeiro brasileiro. De acordo com dados do Banco Central, em comparação ao sistema financeiro privado as instituições do SNF estão mais comprometidas com a oferta de crédito, mobilizando parcela mais representativa de seus recursos para essa finalidade – enquanto nos bancos de desenvolvimento este índice chega a 81% de todas as operações realizadas, nos bancos privados são apenas 31%. Além disso, o Sistema Nacional de Fomento responde pela maior parte do financiamento produtivo do país, com 78% de todas as ações nessa área.

Por isso, a Associação acredita que o SNF desempenhará papel crucial para que o país aumente sua taxa de investimento, que atualmente está em uma de suas mais baixas taxas da história, com 15%, e tem condições de ser ampliada até 25%. A Carta defende ainda que o desenvolvimento regional é uma importante e desafiadora meta nacional, devendo o Governo Federal alinhar a política nacional com as particularidades e diferenças de cada política regional.