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Economia

Exposição no bazar diplomático de Lisboa (2015), recebendo os parabéns da Primeira Dama de Portugal, Maria Cavaco da Silva, juntamente com a embaixatriz do Brasil em Portugal, Vânia Vilalva

Exposição no bazar diplomático de Lisboa (2015), recebendo os parabéns da Primeira Dama de Portugal, Maria Cavaco da Silva, juntamente com a embaixatriz do Brasil em Portugal, Vânia Vilalva Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook Exposição no bazar diplomático de Lisboa (2015), recebendo os parabéns da Primeira Dama de Portugal, Maria Cavaco da Silva, juntamente com a embaixatriz do Brasil em Portugal, Vânia Vilalva Exposição no bazar diplomático de Lisboa (2015), recebendo os parabéns da Primeira Dama de Portugal, Maria Cavaco da Silva, juntamente com a embaixatriz do Brasil em Portugal, Vânia Vilalva

Cerca de dois mil jovens moradores de comunidades periféricas de todo o Brasil foram capacitados para empreender em um negócio partindo do zero, com a metodologia By Necessity, da Agência Besouro. Destes, 30 finalistas concorrem ao Prêmio Inova Jovem Empreendedor, que será entregue na próxima sexta-feira, 13 de julho, em Brasília/DF. Todos participaram de programa da Secretaria Nacional de Juventude, do Governo Federal, ao longo do primeiro semestre de 2018. Além de aulas, os alunos permanecem incubados por 30 dias, com suporte presencial e online, para a garantia da continuidade dos empreendimentos.

Vidas foram modificadas com a possibilidade de geração de renda e histórias emocionantes tomaram conta do País. Diante deste retorno positivo, a Secretaria Nacional lançou a premiação. Trinta novos empreendedores foram selecionados para as finais nas categorias: a) Performance financeira: aumento do percentual da renda obtida no período; b) Histórico social: mudança social ocorrida, afastamento da criminalidade e da toxicodependência, busca por alfabetização; c) Inovação: desenvolvimento de uma área de negócios ainda não explorada no entorno.

Os finalistas de Palmas são de duas categorias: com suas biojóias feitas de materiais naturais, como o capim dourado, Carlos Mércio Barbosa concorre na categoria Inovação. Pedro Henrique Guerra da Silva é finalista na categoria Histórico Social.

“O aluno, em condições de vulnerabilidade social, completar 30 horas de estudo em sala de aula e sentir-se preparado para, contrapondo o cenário econômico, abrir as portas de um empreendimento, sem suporte financeiro, já é cenário passível de recebimento de premiação, independente dos resultados imediatos obtidos”, salientou o criador do método e diretor-presidente da Agência Besouro, Vinicius Mendes Lima.

O ato de premiação aos 3 primeiros lugares em cada categoria e homenagem aos demais 21 selecionados ocorre no próximo dia 13, na sede da Secretaria Nacional de Juventude - Pavilhão das Metas, Via VN1 - Leste - s/nº - Praça dos Três Poderes – Brasília/DF.  

Artesanato que vale ouro

“Ele brilha como ouro e brota das veredas do Cerrado brasileiro”. Sabe de quem estamos falando? Dele, o capim dourado. A beleza da natureza pelas mãos do Anderson da Silva Albuquerque, 25 anos, de Palmas no Tocantins, fez nascer a Art Brazil Capim Dourado. Com o Inova Jovem, ele aprimorou ainda mais o negócio.

O empreendedor soube do Inova Jovem por meio de um informativo na internet e viu uma chance de acrescentar conhecimentos e experiências. “Em todos os requisitos, foram aprimorados. Certamente, aprendi a fazer planilhas e aprimorar cálculos também”, explica.

O amor pelo que faz, no entanto, não é novidade. Ele sempre gostou de fazer artesanato, desde a infância, quando aprendeu o ofício de artesão com os pais. “Sentimento profundo, amor verdadeiro”, destaca. Os familiares, além de professores, hoje são o braço direito de Anderson na empresa.

As biojoias são feitas a partir de matérias-primas naturais, além do próprio capim dourado, como sementes, madeira e seda de buriti. São brincos, colares, gargantilhas e pulseiras que brilham aos olhos – literalmente. Os valores dos produtos podem variar de R$ 100 a R$ 1 mil, dependendo da estação do ano e do preço da moeda que a compra é feita, já que Anderson tem clientes na Europa.

A Art Brazil é divulgada de diversas maneiras, como exposições no Brasil e no exterior, além de um catálogo que é enviado por e-mail. O jovem planeja lançar um site, fazer um perfil no Instagram e voltar a atualizar a página no Facebook.

Conforme Anderson, o reforço nas redes sociais da Art Brazil é algo importante que foi destacado durante as aulas do programa da Secretaria Nacional de Juventude.

As expectativas do jovem com o seu empreendimento é trabalhar com peças exclusivas e alcançar a perfeição no acabamento dos produtos.